Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 28/05/2021 as 9:00pm

EUA recebem do Brasil a presidência da plataforma multilateral para o Biofuturo

  DA REDAÇÃO Os Estados Unidos deverão assumir, em 1º de junho de 2021, o...

 

DA REDAÇÃO

Os Estados Unidos deverão assumir, em 1º de junho de 2021, o mandato da presidência da Biofuture Platform (Plataforma para o Biofuturo), uma iniciativa multilateral que tem a Agência Internacional de Energia (AIE) como Facilitador e que foi criada para agir sobre as mudanças climáticas, promovendo a coordenação internacional e o estímulo da bioeconomia sustentável de baixo carbono. Os Estados Unidos receberão o mandato do Brasil, que hoje preside a iniciativa com vinte países membros, incluindo Canadá, China, França, Índia, Reino Unido, e outros.

A Plataforma para o Biofuturo foi lançada por iniciativa do governo brasileiro em 2016 e, sob sua presidência, cresceu e ganhou credibilidade para seu objetivo de expandir o uso da bioenergia sustentável de baixo carbono na transição para energia limpa. No ano passado, a Plataforma para o Biofuturo lançou seus Cinco Princípios para Recuperação e Aceleração da Bioeconomia Pós-COVID, promovendo a cooperação internacional na descarbonização do setor de energia.

David Turk, Vice-Secretário do Departamento de Energia dos EUA, qualificou a Biofuturo como um “instrumento-chave para liderar a colaboração multilateral e a discussão política” e agradeceu a atual liderança brasileira por tê-la lançado e conduzido até o momento. “À frente da presidência da Plataforma para o Biofuturo, os EUA se esforçarão para aumentar continuamente o número e a representatividade dos países membros, para tornar esta coalizão verdadeiramente global”, afirmou Turk.

Segundo o Vice-Secretário do Departamento de Energia, entre as prioridades que a presidência dos EUA procurará imprimir estão o fortalecimento de cadeias produtivas de biomassa sustentável; a construção de um consenso ambiental sobre sua importância como um dos elementos-chaves da revolução da tecnologia limpa; o estímulo ao engajamento do setor privado e a convergência de políticas públicas para viabilizar o sucesso da bioeconomia.

A conferência multilateral Biofuture Summit II / Brazilian Bioenergy Science and Technology Conference (BBEST) 2021, realizada entre 24 e 26 de maio, também marcou o lançamento do Guia para Políticas Públicas do Biofuturo. O documento busca fazer uma avaliação crítica da bioeconomia global, destacando a necessidade de aumentar os índices de geração de bioenergia para possibilitar o cumprimento das metas globais de redução nas emissões de gases de efeito estufa nas próximas décadas.

Apresentado no segundo dia da conferência, o Guia visa acelerar o crescimento da bioeconomia sustentável ao redor do mundo, fornecendo aos países metodologias, ferramentas e orientações práticas para avaliar e melhorar os impactos e a eficácia de suas políticas de bioenergia e bioeconomia. Exemplos de implantação bem-sucedida de políticas de bioenergia apresentadas no documento incluem:

• O Programa RenovaBio do Brasil, que acelerou o uso e a produção de biocombustíveis em um esforço para reduzir as emissões de carbono do transporte viário em 10% em um período de dez anos.

• O Padrão para Combustíveis Renováveis (Renewable Fuel Standard, RFS), dos Estados Unidos, que estabelece uma meta de mistura para biocombustíveis e incentivos financeiros por meio da criação de certificados negociáveis.

• A meta preliminar da Holanda para biocombustíveis e outros combustíveis renováveis de 27,1% para 2030, significativamente mais alta do que a meta da União Europeia de 14% de energias renováveis nos transportes.

 

Sobre o Biofuture Summit II / BBest 2020-21: O Biofuture Summit é a principal conferência de debate e troca de experiências em políticas públicas promovida pela Plataforma para o Biofuturo. Para sua segunda edição, o Biofuture Summit — organizado pelo Ministério das Relações Exteriores, que conduz a presidência da Biofuturo — juntou-se à quarta edição da conferência científica Brazilian Bioenergy Science and Technology (BBest) — organizada pelo Programa de Pesquisa em Bioenergia da FAPESP —, para realizar um evento conjunto trazendo à luz o que há de mais avançado em políticas, financiamento, tecnologias, e ciência relacionadas à bioenergia e à bioeconomia em suas diversas formas. Participam do evento representantes de governos, órgãos internacionais, setor empresarial e pesquisadores de mais de 30 países. A Biofuture Summit II/BBEST2020-21 será totalmente online e acontece entre os dias 24 e 26 de maio. Mais informações acesse https://bbest-biofuture.org/

 

Sobre a Plataforma para o Biofuturo

A Plataforma para o Biofuturo é uma iniciativa intergovernamental, da qual participam várias partes interessadas. Foi projetada para agir pelas mudanças climáticas e apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com uma coordenação internacional pela promoção da bioeconomia sustentável de baixo carbono. Foi lançada em Marrakesh nas negociações climáticas da COP 22, em novembro de 2016. Desde 1º de fevereiro de 2019, a Agência Internacional de Energia (AIE) é o Facilitador (Secretariado) da iniciativa. A Plataforma para o Biofuturo tem vinte países membros: Argentina, Brasil, Canadá, China, Dinamarca, Egito, Finlândia, França, Índia, Indonésia, Itália, Marrocos, Moçambique, Holanda, Paraguai, Filipinas, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos e Uruguai. O governo Brasileiro, por intermédio do Ministério de Relações Exteriores, preside a iniciativa desde seu lançamento. Como uma iniciativa da qual participam múltiplas partes interessadas, várias organizações internacionais, universidades e associações do setor privado também estão envolvidas e engajadas na condição de parceiros oficiais. Para obter mais informações, visite: www.biofutureplatform.org.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

I do My Finances- organize facilmente suas finanças pessoais. Crie estimativas futuras para suas economias. Controle suas informações financeiras do dia-a-dia. Acompanhe seu planejamento pessoal. Tenha 30 dias grátis agora. Acesse: www.idomyfinances.com

 

Top News