NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail e receba notícias, promoções...
BT NEWSPAPERS
clique e baixe
Massachusetts | Edição: 2533 / Publicação: 21/07/2014
New York | Edição: 1729 NY / Publicação: 21/07/2014
BT MAGAZINE
BT Magazine | Edição: 09 / Publicação: 20 de Junho de 2014
EXCHANGE RATES
Editorial - Comunidade Brasileira
AUMENTAR FONTE
Census 2010 promove coletiva
11 de maro de 2009.
 

Por Elizabeth Simões

 

Na primavera, os pesquisadores do Census 2010 irão bater à porta dos residentes do estado de Massachusetts com o propósito de coletar informações sobre a população. Para motivar a colaboração dos imigrantes de todas as nacionalidades o U.S Census Bureau em parceria com o New England Ethnic Newswire (NEWz), do Center on Media & Society, da University of Massachusetts Boston (UMass), realizou uma coletiva de imprensa, na segunda-feira (9), para desmistificar quaisquer receios que os imigrantes possam ter em relação a participação no processo de estatística.

Kathleen Ludgate, diretora regional do U.S. Census Bureau, disse que o objetivo do formulário é mapear a diversidade e o crescimento demográfico no estado e pontuou a importância de obter conhecimento acerca desses dados. “Esse simples e rápido questionário, de apenas 10 itens, servirá de base para o Governo estimar a distribuição de fundos que serão aplicados em programas educacionais e serviços como transporte público e rede hospitalar” explicou.

A especialista de mídia do Census, Alexandra Barker foi mais além, “Imagine você preparar um jantar para vinte convidados e aparecer o dobro, certamente você não poderá contar com recursos suficientes para servir a todos”, e comparou, “A informação provida pelo Census abastece os meios de planejamento das secretarias de Governo para a melhoria da infra-estrutura das cidades”.

 

Confidencialidade

Na tentativa de reforçar a confidencialidade da pesquisa, Cezae Monzon, coordenador do U.S. Census Bureau, retirou o crachá do peito para mostrar, no verso, a estampa do termo de compromisso com os entrevistados e frisou, “A penalidade para a quebra de sigilo implica em multa e cadeia. Os imigrantes indocumentados podem responder o Census sem preocupação, pois os dados são protegidos por lei”, em outro momento ele ainda ponderou, “Nossa intenção não é contar cidadãos, mas sim residentes”.

Outro possível fator de inibição do preenchimento do formulário, previsto por Kathleen Ludgate, trata-se da informação sobre o número de pessoas que moram no local. “Nós assumimos que existe uma tendência de conversão de novos cômodos do imóvel para abrigar mais pessoas que possam colaborar no pagamento do mortgage, mesmo superando as condições descritas no alvará da propriedade. Essa informação também será mantida em segredo”, disse.

A diretora pediu a mobilização imigrante, “Nós precisamos coletar dados corretos para a eficiência do Census, pois essa contagem irá permitir a visibilidade da comunidade e esse é o melhor caminho para que seja alcançada a representação política e voz do grupo avaliado”.

 

Quem somos nós

As questões 8 e 9 concernentes a origem e raça do entrevistado merecem atenção redobrada, se mal interpretadas, poderão causar enganos no preenchimento do formulário, e justo no espaço que deverá especificar o tamanho da comunidade brasileira. “Documentar oficialmente a nossa relevância na sociedade é um meio de ganhar força e argumentação com o Governo”, disse a especialista Alexandra Barker.

Para obter mais informações sobre o Census acesse o site www.census.gov ou ligue para (617) 223-3610. O Census também está recrutando falantes da língua portuguesa para trabalhar na pesquisa, os detalhes podem ser conferidos no mesmo web site.

Box: “Imagine você preparar um jantar para vinte convidados e aparecer o dobro, certamente você não poderá contar com recursos suficientes para servir a todos”, disse Alexandra Barker

(ABTN)
Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar essa matéria
Envie seu comentário preenchendo
o formulário abaixo.
>> Outras notícias
Copyright © 2008 Brazilian Times. Todos os direitos reservados.
É permitida a reprodução de matéria e foto desde que citada a fonte: Braziliantimes.com

Produzido e gerenciado por: Midtech.