Agentes do HSI prenderam dezenas de imigrantes indocumentados em obras na Flórida. A ação reflete o endurecimento das políticas estaduais de imigração.
Publicidade
Publicidade
Autoridades imigratórias prendem dezenas de imigrantes indocumentados em canteiros de obras na Flórida

Agentes do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (HSI, sigla em inglês) realizaram na terça-feira (14) uma operação em canteiros de obras na cidade de Wildwood, Flórida, que resultou na prisão de dezenas de imigrantes indocumentados.
Segundo comunicado divulgado nas redes sociais, os imigrantes detidos são originários do México, Guatemala e Honduras. A ação, classificada como “enforcement encounter” (ação de fiscalização), teve como foco empreendimentos de construção civil em uma das regiões que mais cresce no estado.
Wildwood está localizada no condado de Sumter, a cerca de uma hora de Orlando.
Embora o número exato de prisões não tenha sido divulgado, imagens compartilhadas pelo HSI mostram agentes caminhando em bairros com casas recém-construídas e, em uma foto, é possível ver uma pessoa sendo detida em um canteiro de obras. Autoridades informaram que alguns dos detidos já haviam sido deportados anteriormente, mas não deram detalhes sobre antecedentes criminais.
Em outra publicação, o HSI afirmou estar investigando se empresas do setor de construção civil estão contratando trabalhadores em situação irregular, o que configuraria violação da lei federal de imigração.
A operação acontece dias após o governador Ron DeSantis anunciar que mais de 100 patrulheiros da Flórida foram empossados como delegados especiais dos U.S. Marshals, com poder para aplicar leis imigratórias de forma independente. Em coletiva na segunda-feira (13), ele destacou que o estado está “fazendo mais do que qualquer outro na aplicação das leis contra a imigração ilegal”.
“Desde que assumi o governo, nossa meta tem sido acabar com as chamadas cidades-santuário. Quando Joe Biden assumiu em 2021, ficou claro que a administração federal não iria priorizar a segurança nas fronteiras”, declarou o governador. “É preciso haver regras, e elas precisam ser cumpridas.”
As agências envolvidas — incluindo o Departamento de Segurança Interna (DHS), o Departamento de Imigração e Alfândega (ICE) em Miami e o Departamento de Veículos e Segurança Rodoviária da Flórida — ainda não se manifestaram publicamente sobre os desdobramentos da operação. Enquanto isso, cresce o debate sobre o papel dos estados na aplicação da legislação migratória e os limites da atuação sem a supervisão federal.
28 visualizações
Compartilhar
Publicidade