Publicidade

Publicidade

edição ma

Edição MA 4226

Última Edição #4226

Outras Edições

BT MAGAZINE

Revista#74

Última Edição #Revista#74

Outras Edições

Maioria dos americanos diz que deportações de Trump foram longe demais, mas apoio à expulsão de criminosos violentos continua alto

Segundo pesquisa do PBS News, NPR e Marist College, 54% dos adultos dizem que as ações ultrapassaram os limites.


À medida que o presidente Donald Trump intensifica sua política de deportações em massa, a maioria dos norte-americanos acredita que as ações do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) foram longe demais. Segundo pesquisa do PBS News, NPR e Marist College, 54% dos adultos dizem que as ações ultrapassaram os limites.

Apenas 18% acham que o ICE não foi longe o suficiente, enquanto 26% consideram a atuação da agência “adequada”.

Entre os democratas, 83% dizem que as ações do ICE são excessivas. Entre os independentes, esse índice é de 59%. Já entre os republicanos, 49% consideram a atuação do ICE apropriada, e 31% ainda defendem medidas mais duras.

Apesar das críticas, a maioria dos entrevistados — 80% — apoia a deportação de imigrantes sem status legal que tenham sido condenados por crimes violentos. O apoio diminui em casos menos graves: 59% apoiam a deportação de condenados por crimes não violentos, e apenas 44% são favoráveis à remoção de imigrantes que trabalham nos setores agrícola e de alimentação.

Quanto aos estudantes com vistos expirados, o país está dividido: 49% apoiam a deportação, 50% se opõem.

As ações do ICE se tornaram ainda mais controversas após operações em Los Angeles, no início de junho, que resultaram em protestos e na mobilização da Guarda Nacional da Califórnia e de fuzileiros navais. Críticos afirmam que as batidas têm atingido trabalhadores sem antecedentes criminais e membros de comunidades vitais para a economia.

Apesar disso, 43% dos entrevistados acreditam que a política de deportações aumenta a segurança do país, enquanto 33% dizem que ela torna os EUA menos seguros, e 24% acham que não há impacto.

A percepção pública sobre imigração também reflete preocupações mais amplas sobre a identidade nacional. Sessenta e quatro por cento dos americanos acreditam que a “abertura” a pessoas de todo o mundo é essencial para a identidade dos EUA — número que sobe para 85% entre democratas e cai para 37% entre republicanos.

 

O levantamento ainda revelou que:

70% dos norte-americanos consideram a violência política um problema grave;

58% desaprovam o desempenho dos democratas no Congresso, frente a 52% dos republicanos e 53% de Trump;

53% desaprovam a gestão econômica do presidente;

82% acreditam que o presidente deve obedecer decisões judiciais, mesmo que discorde delas.

A pesquisa revela um eleitorado dividido e cada vez mais crítico às estratégias de imigração do governo Trump, especialmente no que se refere ao impacto humano das deportações em larga escala.

Compartilhar

Publicidade

Deixe um comentário

×