Publicidade

Publicidade

edição ma

Edição MA 4369

Última Edição #4369

Edição MA 4369

BT MAGAZINE

Revista Brazilian Times # 83
Última Edição #83

Senadores dos EUA elogiam Acordos de Washington para Paz e Prosperidade entre a Congo e Ruanda, mas alertam: “Assinaturas não bastam”

Segundo os senadores, o pacto representa um possível avanço em direção à estabilidade na região do Leste do Congo, cenário de conflitos armados, deslocamentos forçados e profundas crises humanitárias. E

Da redação

Em Washington, D.C., os senadores norte-americanos Jeanne Shaheen (D-NH) e Jim Risch (R-ID), respectivamente vice-presidenta e presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado, divulgaram nesta sexta-feira uma nota conjunta sobre a assinatura dos Acordos de Washington para Paz e Prosperidade entre a República Democrática do Congo (RDC) e Ruanda, iniciativa mediada pela administração do presidente Donald Trump.

Segundo os senadores, o pacto representa um possível avanço em direção à estabilidade na região do Leste do Congo, cenário de conflitos armados, deslocamentos forçados e profundas crises humanitárias. Eles destacaram a liderança do presidente e do secretário Marco Rubio nas negociações, mas enfatizaram que o documento só terá impacto real se for acompanhado de ações concretas.

“O sucesso exige mais do que assinaturas — exige ação”, afirmaram. Os parlamentares ressaltaram que os acordos precisam levar, de forma imediata, ao fim das atrocidades e da crise humanitária que assola a área. Também defenderam a interrupção da ocupação ilegal de territórios pelo M23, grupo armado apoiado por Ruanda e responsável por ataques contínuos que desestabilizam a região.

A nota afirma ainda que a União Africana e os países presentes na cerimônia — especialmente os que integram a região — têm responsabilidade direta na implementação e fiscalização dos compromissos assumidos. Os Estados Unidos, segundo o comunicado, permanecem “comprometidos com o caminho para a paz entre RDC e Ruanda” e estão preparados para agir caso o acordo não seja respeitado.

Os Acordos de Washington marcam a tentativa mais recente de reduzir tensões entre os dois países africanos e de conter a escalada de violência que há anos ameaça milhões de civis no Leste do Congo.

📱 Baixe o app Brazilian Times — Grátis

Publicidade

Brazilian Times
Brazilian Times
Grátis · Google Play
BAIXAR
×