Publicidade

Publicidade

edição ma

Edição MA 4392

Última Edição #4392

Edição MA 4392

BT MAGAZINE

Revista Brazilian Times # 86
Última Edição #86

Seleção brasileira: dos 26 convocados, 22 vêm da base

Em entrevista à CBF TV, o coordenador das categorias de base, Branco, destacou que esse resultado é fruto do apoio da entidade e da sintonia com o técnico Ancelotti

Dos 26 convocados por Carlo Ancelotti para a Copa do Mundo de 2026, 22 jogadores têm passagem pelas Seleções Brasileiras de Base, o que representa cerca de 85% da lista. O dado reforça o trabalho de formação realizado pela CBF e mostra como a integração entre as categorias inferiores e a Seleção Principal tem sido fundamental para preparar atletas que chegam ao time principal já acostumados com a camisa da Amarelinha.

Em entrevista à CBF TV, o coordenador das categorias de base, Branco, destacou que esse resultado é fruto do apoio da entidade e da sintonia com o técnico Ancelotti. Ele ressaltou que os profissionais da base percorrem o país em busca de talentos e que os torneios internacionais ajudam os jovens a se acostumarem com a pressão de representar o Brasil. Segundo Branco, essa vivência precoce faz com que os atletas não sintam tanto o peso quando chegam à Seleção Principal.

Entre os convocados estão nomes como Matheus Cunha, Gabriel Martinelli, Fabinho, Ederson, Douglas Santos, Danilo Santos, Casemiro, Gabriel Magalhães, Ibañez, Léo Pereira, Marquinhos, Vinicius Jr., Luiz Henrique, Neymar, Alex Sandro, Alisson, Bruno Guimarães, Lucas Paquetá, Danilo, Weverton, Rayan e Endrick. Todos eles passaram pelas equipes de base, mostrando a amplitude do trabalho realizado. Alguns desses jogadores iniciaram sua trajetória há bastante tempo. Alisson, Neymar e Casemiro, por exemplo, começaram a vestir a camisa da Seleção em março de 2008, pela categoria Sub-16. Já Endrick e Rayan representam a nova geração, tendo começado na Sub-15 em 2021.

Eles são os mais jovens a disputar uma Copa do Mundo desde Ronaldo em 1994, o que simboliza a renovação constante do futebol brasileiro. Branco destacou justamente esses dois exemplos, lembrando que a experiência precoce é fundamental para que os atletas se acostumem com o ambiente da Seleção. Ele afirmou que cantar o hino desde cedo e disputar jogos internacionais ajuda a reduzir a pressão quando chegam ao nível mais alto. Para ele, esse processo é essencial para manter o Brasil competitivo em todas as categorias. O tetracampeão de 1994 também exaltou o ambiente positivo no Departamento de Seleções Masculinas e agradeceu aos clubes brasileiros pelo investimento em centros de treinamento e profissionais qualificados.

Segundo Branco, esse trabalho conjunto permite lapidar talentos que surgem diariamente no país e garante um futuro promissor para o futebol nacional. Dos 26 convocados, metade já conquistou títulos pelas categorias de base.

Entre eles estão Danilo, Alex Sandro e Casemiro, campeões da Copa do Mundo Sub-20; Douglas Santos, Neymar, Weverton e Marquinhos, medalhistas de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016; Bruno Guimarães, Gabriel Martinelli e Matheus Cunha, campeões olímpicos em Tóquio 2020 (disputada em 2021, devido à pandemia da Covid-19); além de Vinicius Jr., Alisson, Marquinhos, Casemiro e Rayan, que venceram Sul-Americanos em diferentes categorias.

📱 Baixe o app Brazilian Times — Grátis

Publicidade

Brazilian Times
Brazilian Times
Grátis · Google Play
BAIXAR
×