Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 24/11/2019 as 6:00pm

Compra de imóvel por brasileiros

Não há impedimento na legislação norte-americana para estrangeiros comprarem imóveis neste...

Não há impedimento na legislação norte-americana para estrangeiros comprarem imóveis neste país, seja para morar ou para investimento. Aliás, alguns bancos e financeiras dos Estados Unidos estão se especializados no atendimento a brasileiros, devido aos inúmeros negócios realizados.

Existe a disponibilidade de diversos tipos de propriedades, como:

* Casas (single family home);

* Townhouse: espécie de casa germinada onde 6 unidades estão anexadas uma a outra;

* Duplex: 2 casas germinadas;

* Condo ou apartamento;

* Terrenos;

* Espaço comercial;

* Espaços industrial

Passos importantes para a compra do imóvel, por compradores presentes

1. Abrir uma conta bancária

Para a abertura da conta bancaria nos Estados Unidos é necessário, somente, cópia do passaporte e do visto e o mínimo de $25.00 para abertura.

2. Definir a finalidade da propriedade

* imóvel para locação de veraneio
* imóvel de férias para familiares e amigos
* imóvel para locação a longo prazo

3. Definir a forma de pagamento - à vista ou financiado

Caso seja à vista, o dinheiro já tem que estar na conta bancária dos Estados Unidos para facilitar negociação. Em muitas transações à vista, o vendedor quer ver um comprovante de que o comprador tem o dinheiro todo para o pagamento. Optando pelo pagamento financiado do imóvel, na hora em que se der uma oferta, uma carta de Pré Aprovação emitida pelo banco financiador deve ser enviada junto.

Essa carta representa que alguns dos documentos do comprador já foram avaliados e pré-aprovado. Portanto, para as propriedades financiadas, quanto mais cedo enviar os documentos para avaliação e aprovação do banco financiador, melhor e mais prático se torna a aquisição do imóvel.

4. Busca da Propriedade

O tempo levado para encontrar o imóvel desejado, varia de acordo com a finalidade do imóvel e do perfil do comprador. Porém, geralmente são visitados, em média, de 3 a 5 imóveis no dia, que são pré-selecionados pelo comprador.

5. Oferecimento de oferta do imóvel

Após encontrar o imóvel desejado, noticiamos uma oferta ao vendedor. E, o valor dessa oferta será baseado no valor das últimas propriedades vendidas na mesma região e com o mesmo perfil. A partir desse momento, aguardamos a aceitação da oferta pelo vendedor, ou de uma contra-oferta. Há, também, a possibilidade da negação da oferta.

6. Aceitação da oferta

Quando a oferta é aceita, temos que efetuar um depósito inicial de boa fé. Esse depósito gira em entre $1.000 até $10.000 dólares, que é depositado em uma conta da companhia de título responsável por toda a transação. A Companhia de títulos será encarregada de toda parte burocrática de transferência de títulos, escritura, registro, etc.

7. Inspeção

Precede a finalização da compra, a inspeção do imóvel, que será feita por empresa especializada, contratada pelo comprador, que irá verificar as condições do imóvel antes da compra. A inspeção observa detalhes como: existência de infiltração, condições da pintura, funcionamento do ar condicionado, e de todos os outros eletrodomésticos; piscina, aquecedor, tubulação, etc. Após a inspeção o comprador recebe um reporte detalhado com tudo o que foi visto e o que foi achado com suas devidas recomendações.

8. Fechamento

Na data marcada para o fechamento, ou melhor escrituração, o valor do imóvel deve estar na conta da companhia de título, bem como todos os documentos assinados por ambas as partes. Os custos de fechamento irão variar entre 2% a 5% do valor da propriedade. Esses custos são divididos entre o comprador e o vendedor ou conforme pré-estabelecido no contrato.

Para os imóveis comprados na planta:

Quando o imóvel é escolhido na planta, não há muita negociação com a construtora. Nesse caso, não tem a necessidade de haver uma inspeção, pois é uma casa nova e a construtora assegura os eletrodomésticos por tempo definido pelo construtor após a escritura.
No dia do fechamento, há um "walk thru" no imóvel para verificar se tudo o que foi visto e combinado antes, está de acordo para haver o "closing".

Todo o processo de compra poderá ser feito com o comprador em outro país sem ter a necessidade de estar corpo presente nos Estados Unidos.

Top News