Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 29/03/2020 as 8:04pm

Trump estende isolamento social até 30 de abril

O presidente destacou que seu governo entende as diretrizes para evitar um grande número de mortos. Trump apontou dados de que haveria 2,2 milhões de mortes nos EUA se medidas drásticas não fossem tomadas para reduzir o surto.

O presidente Donald Trump estendeu no domingo as diretrizes nacionais de distanciamento social para até 30 de abril, mudando suas observações anteriores de que queria que o país reabrisse seus negócios até a Páscoa. De acordo com ele, este é um esforço para impedir que o número de mortes projetadas nos Estados Unidos pelo coronavírus chegue a um nível catastrófico.

"Nada seria pior do que declarar a vitória antes que a vitória fosse conquistada", disse Trump em uma entrevista coletiva no início da noite de domingo, doa 29, depois de sugerir que a taxa de mortalidade por coronavírus provavelmente chegaria ao pico em duas semanas.

Especialistas em saúde pública alertaram que o afrouxamento das restrições de isolamento até a Páscoa, em 12 de abril, resultaria em mortes desnecessárias e danos econômicos. Mas Trump afirmou no domingo que a Páscoa era apenas uma "aspiração" e que ele espera que o país "esteja a caminho da recuperação" até 1º de junho.

O presidente destacou que seu governo entende as diretrizes para evitar um grande número de mortos. Trump apontou dados de que haveria 2,2 milhões de mortes nos EUA se medidas drásticas não fossem tomadas para reduzir o surto. Ele disse que o governo está trabalhando para manter o número de mortos projetado abaixo de 100.000.

No início do dia, o consultor de saúde da Casa Branca, Dr. Anthony Fauci, disse que o país pode ver até 200.000 mortes e milhões de infecções, embora tenha alertado que os números são baseados em estimativas e nada é certo.

Já existem cerca de 140.000 casos confirmados nos EUA e pelo menos 2.400 pessoas morreram, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.

Embora Trump possa emitir diretrizes federais, o presidente não tem o poder de decidir se o país pode reabrir ou não, já que essas decisões estão sendo tomadas pelos governadores, estado a estado. A orientação do governo federal aconselha as pessoas a ficarem em casa e evitar aglomeração com mais de 10 pessoas.

Em todo o país, os Estados ordenaram que os seus residentes fiquem em ambientes fechados e fechem escolas, restaurantes e outras empresas. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês) instou os moradores de New York, New Jersey e Connecticut a evitar viagens não essenciais por 14 dias.

Top News