Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/08/2021 as 10:00am

Suposto esquema de pirâmide na Flórida pode ter lesado imigrantes brasileiros

O caso, investigado pela SEC, também envolveu brasileiros, sendo que muitos deles preferiram não se identificar por medo de represálias, vergonha ou querer manter o anonimato

Uma mulher do sul da Flórida enfrenta uma investigação federal de fraude depois de enganar milhares de pessoas em uma gigantesca operação Ponzi (Esquema de pirâmide financeira) que movimentou milhões de dólares, disseram autoridades e investidores. Uma queixa civil apresentada pela Securities and Exchange Commission (SEC) no início de agosto acusou Johanna Garcia, a gerente e presidente da MJ Capital Funding, de violar as diretrizes antifraude e de registro das leis federais de valores mobiliários.

Steven Shulman, que dirige sua própria instituição de caridade de resgate de animais de estimação, disse na quinta-feira (19) que foi uma das vítimas.

“É uma perda terrível e eu estava usando e levantando o dinheiro e os lucros para salvar a vida dos animais”, disse ele.

Na ocasião, Shulman pensou ter encontrado o investimento perfeito na MJ Capital Funding, que funciona em um escritório em Pompano Beach (FL).

A ideia de investir na empresa era colocar dinheiro para ser usado por pequenas empresas em empréstimos, chamados de adiantamentos de dinheiro de comerciantes, e obter lucro com os juros.

“Parecia legítimo e bastante interessante”, acrescentou Shulman.

Outra investidora, que pediu para ser identificada como “Maria”, também achou que era um bom investimento.

“Estávamos procurando ver se conseguiríamos ganhar um pouco mais de dinheiro”, disse ela.
Maria disse que ela e sua família, incluindo sua mãe e sogra idosas, investiram quase US$ 300 mil.

O suposto esquema, investigado pela SEC, também lesou brasileiros, sendo que muitos deles preferiram não se identificar publicamente por medo de represálias, vergonha ou querer manter o anonimato. Conforme fontes, um deles investiu a quantia de US$ 35 mil e agora não sabe se reaverá o dinheiro. Além disso, ele terá que contratar um advogado para assessorá-lo no caso.

O processo da SEC alega: “A MJ Capital promete um retorno anual de valores variáveis, normalmente 120%”. Um vídeo no site da MJ Capital descreve um plano que permite aos investidores ganhar dinheiro com base em empréstimos para pequenas e médias empresas. Entretanto, agentes da SEC disseram que não foi isso que aconteceu. Em vez disso, "as declarações de que as empresas MJ estavam usando dinheiro de investidores para financiar MCAs e que seu dinheiro estava seguro eram mentiras".

O governo afirma que foi um esquema Ponzi. Os investigadores disseram que a maior parte do dinheiro não estava indo para empréstimos comerciais.
“Eles continuam levantando mais dinheiro para que possam pagar aos investidores anteriores e retirar dinheiro do topo para si mesmos”, disse o advogado Jeff Sonn, do Sonn Law Group. “Não é um negócio legítimo; é simplesmente um jogo falso”.

Por meio de seu advogado, David Garvin, Garcia negou as acusações. Uma declaração diz: “Johanna Garcia não vai a lugar nenhum. Ela tem total confiança no sistema legal. Muitas dessas especulações e insinuações provarão ser imprecisas e, no final das contas, ela será justificada. Ela não fez nada intencionalmente incorreto ou impróprio”.

Os ativos da empresa foram interditados e agora os investidores não têm acesso a dezenas de milhões de dólares. “Estamos devastados. Não sei como vamos superar tudo isso”, disse Maria. "Ela deveria queimar no inferno porque você não faz isso com as pessoas”.

"Estou muito dividido agora", disse Shulman. “Pura ganância, que em última análise, você acaba sendo a vítima”.

Uma audiência judicial sobre o caso foi marcada para setembro de 2021.


 

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

Top News