Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 13/11/2023 as 1:00pm

Coluna Esporte Total por Roberto Vieira

Barba, cabelo e bigode Pole na sexta, Sprint no sábado e corrida principal no domingo ...

Barba, cabelo e bigode

Pole na sexta, Sprint no sábado e corrida principal no domingo

Depois de “quebrar a banca” batendo recordes atrás de recordes, Verstappen chega a sua 17ª vitória na temporada no GP do Brasil. Desde o GP do Canadá que eu sempre disse que a F1 tem duas competições distintas. A Fórmula Verstappen e a Fórmula 1. A Fórmula Verstappen funciona assim: Quando ele tem o carro equilibrado e ajustado nas mãos, a verdade é que ele não tem concorrente e seu domínio e absurdo nos últimos 2 anos. A Fórmula 1 são os demais disputando quem será o vice-campeão nas temporadas. Simples assim...

Conjecturando sobre a largada do GP de Interlagos, posso imaginar que alguém gritou da arquibancada: “Taca-lê pau nesse carrinho Super Max”. O “Muleke Voador” não deu a menor chance para a concorrência e saiu “atropelando” geral.

Max Verstappen já era tricampeão desde o GP do Catar, mas segue com fome de vitórias, pontos e recordes. O holandês venceu o GP de São Paulo e já estabeleceu novas marcas incríveis ao se tornar o primeiro piloto a ultrapassar os 500 pontos em uma temporada, ele bateu 524! e garantil o maior domínio da história da modalidade: ao fim das 22 etapas, ele terá ao menos 77,2% de vitórias, superando os 75% de Alberto Ascari em 1952. E mais: chegou a 52 vitórias na carreira, se tornando o quarto maior vencedor da história, ultrapassando Alain Prost e ficando a apenas uma vitória da terceira posição, de Vettel. E de quebra ainda fez “BARBA, CABELO E BIGODE”, fazendo a pole na sexta, Sprint no sábado e corrida principal no domingo. É mole ou quer mais?

 

GP de Sampa com muita emoção

Pois é, pensou que o O GP de São Paulo de F1 pudesse ser sem muita emoção, já que o título é do brabo Super Max Verstappen, Pensou errado! Além dos novos recordes do piloto da RBR, houve acidente antes da largada, acidente na largada, pneu rodando na pista e até invasão de pista para carimbar que o GP era mesmo no Brasil. Que ironia... Então não faltou nada... (risos). Estava me esquecendo: A ultrapassagem e chegada cinematográfica e milimétrica de Alonso sobre Perez de 0.53 milésimos de segundo foi surreal.

 

Invasão de pista sem punição

A organização do GP de São Paulo de Fórmula 1 foi denunciada pelos comissários da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) por causa da invasão de torcedores no Autódromo de Interlagos antes do fim da corrida. Após avaliação, a organização foi denunciada pelos comissários da FIA por causa da invasão de torcedores no autódromo antes do fim da corrida. Após avaliação, o GP brasileiro escapou de uma punição inicial, mas ainda poderá ser investigado pelo Conselho da FIA.

Eles observaram que alguns torcedores pularam as grades da arquibancada e invadiram a área próxima à pista antes da finalização formal da prova. Naquele momento, o “Muleke Voador” já havia recebido a bandeirada, mas ainda havia pilotos completando a última volta.

Na decisão tomada, os comissários evitaram punições à organização do GP brasileiro. Porém, exigiram uma investigação interna do próprio GP para encontrar as brechas de segurança e também medidas para que o fato não se repita nas próximas edições da prova paulistana. De acordo com o comunicado, a organização reconheceu que houve falhas. "A organização do GP de São Paulo de F-1 admitiu sinceramente que falhou em termos de protocolos e medidas de segurança", afirmaram os comissários, no documento oficial. "Eles reconheceram que situações semelhantes já haviam acontecido no Brasil e que isso era uma situação inaceitável que poderia ter consequências desastrosas”.

A organização do GP concordou em realizar a investigação. E os comissários avisaram que vão revisar as medidas que vierem a ser tomadas pelo GP brasileiro. Além disso, indicaram que o caso será investigado pelo Conselho Mundial da FIA para avaliar "se novas medidas ou penalidades serão aplicadas”.

A corrida brasileira é uma daquelas da F-1 que conta com a tradição de invasão da pista ao fim das provas. Os torcedores costumam se aglomerar na "Reta dos Boxes" para acompanhar mais de perto a festa no pódio. Mas, na prática, eles ocupam diferentes trechos do traçado. No GP deste ano, essa invasão foi potencializada por novo recorde de público em Interlagos. Ao longo dos três dias do evento, o GP brasileiro recebeu 267 mil da F1.

 

Texto by: Roberto Vieira

Jornalista e comentarista esportivo

Top News