Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 9/04/2024 as 11:00am

Prefeita Ballantyne reabre busca por novo chefe de polícia de Somerville (MA)

Da redação No final de janeiro, a prefeita de Somerville (Massachusetts), Katjana Ballantyne,...

Da redação

No final de janeiro, a prefeita de Somerville (Massachusetts), Katjana Ballantyne, anunciou a retomada da busca da cidade por seu próximo chefe de polícia, depois que três finalistas para o cargo foram rejeitados pelo gabinete da prefeita em novembro passado. A busca será liderada pelo Departamento de Justiça Racial e Social da cidade, seu Departamento de Recursos Humanos e pela empresa de recrutamento executivo do setor público GovHR, que atua como consultora externa necessária para identificar e certificar candidatos em potencial. Esta busca está em andamento desde março de 2020, quando o ex-chefe David Fallon anunciou sua aposentadoria. O chefe interino de polícia, Charlie Femino, lidera o departamento desde que a aposentadoria de Fallon entrou em vigor em dezembro de 2020.

O conselheiro-at-large da cidade de Somerville, Jake Wilson, membro do Comitê de Busca do Chefe de Polícia, que seleciona os finalistas que são finalmente submetidos à aprovação da prefeita e do Conselho Municipal, expressou descontentamento tanto com a inação da cidade sobre essa questão quanto com as ramificações que isso teria para o Departamento de Polícia de Somerville.

"Foi incrivelmente frustrante para nós, líderes da cidade, e acredito que especialmente para os homens e mulheres dos departamentos de polícia, não ter um líder permanente", disse Wilson.

Anne Gill, diretora de recursos humanos da cidade de Somerville e membro do Comitê de Seleção, foi contatada pelo Daily, mas não forneceu comentários.

Em um e-mail ao Daily, um porta-voz da cidade defendeu a duração do processo de busca, atribuindo-a a um forte compromisso em encontrar o candidato mais qualificado.

"A busca está em andamento porque queremos encontrar o melhor candidato com as qualificações necessárias que possa manter a segurança pública e liderar o departamento para o futuro, com os valores da nossa cidade em primeiro plano", escreveram eles. "Esta é uma posição vital para a cidade, e não vamos prejudicar a comunidade encurtando o processo necessário."

O porta-voz da cidade acredita que esse processo prolongado é um testemunho do respeito da cidade pelos valores da justiça racial e social.

"O compromisso de Somerville em recrutar um Chefe de Polícia que não apenas possa oferecer segurança pública fundamental, mas também vislumbre uma nova abordagem para Segurança Pública para Todos reflete o desejo de nossa comunidade de sempre se esforçar mais e alcançar mais em nossa busca pelo progresso", argumentaram eles. "Queremos um chefe que não apenas mantenha o status quo, mas que nos faça avançar, e se levar um pouco mais de tempo para encontrar essa pessoa, somos uma comunidade comprometida em fazê-lo."

Apesar disso, o Conselheiro Wilson reconheceu a sensação generalizada de ansiedade sentida por muitos residentes de Somerville sobre esta questão.

"Há alguma perplexidade e desconforto geral e irritação com o fato de ainda estarmos procurando um chefe de polícia aqui, quase quatro anos depois de descobrirmos que precisaríamos de um", disse Wilson.

No entanto, o Conselheiro Wilson também enfatizou as realizações do Chefe Interino Femino nos últimos três anos.

"Quero deixar bem claro. Charlie Femino entrou e fez um trabalho fenomenal assumindo essa posição", afirmou Wilson. "Estou extremamente grato por ele ter vindo. Eu sei que ele é muito respeitado pelos membros da hierarquia que trabalham sob ele."

Quanto à logística do Comitê de Seleção do Chefe de Polícia, as responsabilidades compartilhadas entre o comitê e o GovHR serão realizadas ao longo de várias fases nos próximos meses.

"Há uma fase inicial em que ... o GovHR está fazendo sua parte. Quando eles nos passam os nomes, é aí que nosso trabalho realmente começa. Existem nossas entrevistas de primeiro nível, e então, a partir daí, semelhante à última vez, acabaremos com entrevistas presenciais em algum momento, e então a prefeita tomará uma decisão com base nisso", explicou Wilson.

Mas o Comitê de Seleção do Chefe de Polícia enfrentou um grau de turbulência desde novembro passado, quando dois membros optaram por sair. Apesar desses desenvolvimentos, o porta-voz da cidade permaneceu otimista.

"Havia oito membros do Comitê de Busca da Fase 1, e apenas dois membros escolheram não participar da próxima fase, o que, no geral, reflete um compromisso contínuo da maioria dos membros", explicaram eles.

Quando perguntado sobre os valores que ele gostaria de ver refletidos no próximo chefe de polícia de Somerville, Wilson citou um compromisso com a policiamento progressivo.

"Para mim, [escolher um bom chefe de polícia] significa [escolher] alguém que compartilha os valores de nossa comunidade sobre policiamento progressivo [e] se afastar da ideia de que a encarceração em massa é uma boa abordagem, que abraça as demandas que ouvimos de uma ampla variedade de membros da comunidade por alternativas à resposta policial ... e alguém que seja capaz de se comunicar efetivamente com o público e com o conselho", compartilhou Wilson.

Wilson também detalhou o cronograma esperado para o comitê concluir seu trabalho.

"Estamos falando de uma questão de meses", disse ele. "Não um ano aqui. Então, eu gostaria de ver, idealmente, isso acontecer na primeira metade de 2024."

Top News