Publicado em 26/02/2008 as 12:00am

Duas pessoas morrem atingidas por raio no Agreste

Duas pessoas morreram após serem atingidas por raio, na noite dessa segunda-feira (25), no município de São João, no Agreste de Pernambuco.

Duas pessoas morreram após serem atingidas por raio, na noite dessa segunda-feira (25), no município de São João, no Agreste de Pernambuco. Os vizinhos José Eduardo Marcelino, 31 anos, e Héliton do Nascimento Barbosa, 13, voltavam de Garanhuns pela PE-177 em uma motocicleta quando foram atingidos.

De acordo com o pai de Héliton Barbosa, Severino Rozeno, chovia muito, com fortes trovoadas e raios, no momento em que os dois retornavam para o Sítio Aroeira São João, na Zona Rural de São joão, onde moravam. O acidente aconteceu nas proximidades do Sítio Cachoeirinha dos Carvalhos, por volta das 18h30.

José Eduardo e Héliton do Nascimento tiveram queimaduras no couro cabeludo, no tórax e nos membros superiores. Eles foram levados para o Hospital Dom Moura, em Garanhuns, onde já chegaram sem vida. Os corpos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife.

PAÍS - Segundo levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgado na semana passada, nos primeiros 50 dias do ano, 22 pessoas morreram em virtude de raios no País. O número supera o balanço do primeiro trimestre de 2007, quando foram registradas 18 mortes - o ano fechou com 46 casos.

O Brasil já é campeão mundial na incidência de raios, com cerca de 50 milhões de descargas elétricas por ano. Zaire e Estados Unidos são o segundo e terceiro colocados. O País lidera o ranking apesar de o Inpe fazer o levantamento apenas em nove Estados - Regiões Sudeste e Sul, mais Mato Grosso do Sul e Goiás.

Fonte: (JC ONLINE)