Publicado em 22/05/2008 as 12:00am

Agência brasileira começa a vender viagens espaciais

Os brasileiros já podem fazer reservas para viagens espaciais

    

Agência brasileira começa a vender viagens espaciais

Os brasileiros já podem fazer reservas para viagens espaciais. A Grande São Paulo Turismo, uma agência da capital paulista, foi credenciada para representar no Brasil a inglesa Virgin Galactic, do empresário Richard Branson, primeira empresa privada do mundo a fazer viagens de turismo espacial. Os passeios ao redor da órbita da Terra só estão previstos para 2010, mas mais de 300 pessoas em todo o mundo já fizeram reservas. Cerca de 200 pagaram integralmente os US$ 200  mil pelo pacote completo e outras cem deram um sinal para garantir um lugar em uma das duas espaçonaves que farão o roteiro e ainda estão em construção. A relação de passageiros é uma atração à parte. Conta com famosos como a atriz Sigourney Weaver, protagonista da série Allien, o astrofísico Stephen Hawking, o DJ e produtor de música eletrônica Moby e a socialite Paris Hilton.

O programa da viagem orbital tem quatro dias. Nos três primeiros, o turista passa por um treinamento em uma base espacial construída na Califórnia, nos Estados Unidos. O vôo, que dura trêshoras, também parte do mesmo local. "A espaçonave decola como se fosse um avião e só depois muda de forma", diz Rogê David, um dos sócios da Grande São Paulo Turismo. "Para sair da atmosfera, o aparelho é arremessado a uma velocidade três vezes superior à velocidade do som por 90 segundos." Ao atingir a órbita, os motores serão desligados (por um período de tempo ainda não definido) para que os viajantes desfrutem da gravidade zero em silêncio. Os detalhes da viagem estão num vídeo de animação produzido pela empresa que já virou atração no You Tube (veja abaixo) .

 A Virgin Galactic é o braço "espacial" do grupo Virgin, do bilionário empresário britânico Richard Branson. Trata-se de um conglomerado que reúne 350 empresas de setores tão variados como aviação, megalojas de varejo, telefonia celular e trens. Branson e sua família serão os primeiros a fazer a viagem ? provavelmente em 2009.

Um número restrito de agências de viagem no mundo pode se candidatar para vender o pacote aeroespacial. A Virgin tem um contrato de exclusividade com o Virtuoso, uma associação americana que reúne um seleto número de hotéis, agências e companhias aéreas dedicadas a roteiros de luxo em diferentes países. No mundo, existem apenas 500 agências associadas. No Brasil, 12. A etapa brasileira de seleção durou quatro meses e deve credenciar duas agências. A Grande São Paulo Turismo assinou o contrato com a Virgin Galactic nesta terça-feira (20/5). Ilan Wallach, o outro sócio da agência, está em Los Angeles, nos Estados Unidos, participando do treinamento que dá aos vendedores mais detalhes técnicos sobre o pacote.

"Não temos idéia da procura que esse tipo de viagem pode gerar, porque é algo totalmente novo", diz David. "Mas como a agência existe há 40 anos e há cinco está no mercado de viagens de luxo, não tenho a menor dúvida de que temos clientes para esse tipo de produto." Entre os primeiros 250 passageiros que já fizeram reservas em agências de outos países já há um brasileiro ? o empresário do setor de petróleo Bernardo Hartogs, que vive entre Londres e São Paulo, onde nasceu.

Fonte: globo.com.br