Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 18/09/2008 as 12:00am

Internet chega a 20% das casas, mas vê 'buraco negro' no Norte e Nordeste

Mais de 11,3 milhões de residências no Brasil estão conectadas à web. Pouco mais de 8% das casas do Norte e Nordeste acessam a rede

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgados nesta quinta-feira (18) pelo IBGE, indicam que o país superou o índice de 20% de residências com acesso à internet.

Nas regiões Norte e Nordeste, no entanto, o índice não chega a 10%. Apenas 8,2% das casas no Norte, e 8,8% no Nordeste, possuem acesso à rede mundial de computadores.

De acordo com a Pnad, pouco mais de 11,3 milhões de moradias brasileiras, ou 20,2% do total, têm computadores ligados à web. O número é quase três vezes maior do que o resultado constatado em 2001, de 4 milhões. Na pesquisa anterior, com dados de 2006, eram 16,9% as residências ligadas à rede.

A região mais privilegiada neste quesito do Pnad é a Sudeste, onde está mais da metade das casas brasileiras com computador - 8,7 milhões, de um total de 15 milhões.

Enquanto 34% das residências nos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo possuem computador, 27,4% possuem acesso à internet. O Sul, com 24%, e o Centro-Oeste, com 18,4%, vêm a seguir.

A unidade da Federação mais "plugada" é o Distrito Federal, onde quase uma a cada duas casas possuem computador. São 48,8%, mas os dados separados por estado não indicam qual a porcentagem destes computadores que estão ligados à rede.

Em São Paulo, 39,5% das casas têm microcomputadores. No Maranhão, pior estado neste quesito do Pnad, o índice é de apenas 8%.

Fonte: (G1)

Top News