Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 5/12/2008 as 12:00am

Caixa lança crédito imobiliário para brasileiros no exterior

A nova linha irá oferecer aos brasileiros que residem temporariamente fora do país a oportunidade de adquirir sua casa própria no Brasil

Cientes de que um dos sonhos dos brasileiros que saem do Brasil para trabalhar no exterior é a compra da casa própria, a diretoria da Caixa Econômica Federal resolveu abrir uma linha de crédito imobiliário para estas pessoas. Todos aqueles que vivem fora do Brasil estão aptos a entrar no programa, até mesmo quem não possui comprovantes de rendimento.

Para estas pessoas estará à disposição uma conta poupança intitulada de Emigrante, onde poderá ser efetuados depósitos durante o prazo de pelo menos um ano, de maneira ininterrupta. Ao término deste período, estará liberado para solicitar uma avaliação para obter o financiamento.

A caixa disponibilizou em seu site (www.caixa.gov.br) uma opção para simular um financiamento. Para isso é preciso, na opção “áreas especiais para você” clicar em “Caixa Internacional”. Neste link o brasileiro poderá simular qual o melhor valor de seus depósitos mensais.

Quanto à conta, a diretoria da Caixa informa que poderá ser aberta em qualquer agência, pessoalmente ou por meio de procuração. Mas é necessário ter no mínimo 18 anos de idade, CPF ativo e regular, ser um imigrante brasileiro ou naturalizado. Todos os demais documentos estão relacionados no site, bem como os procedimentos necessários para a abertura de uma conta e o financiamento da casa própria no Brasil.

Para fazer efetuar os depósitos, no exterior, o imigrante deverá fazer uma ordem de pagamento por meio dos bancos que utilizam a rede SWIFT ou daqueles que são parceiros da Caixa. A relação também está disponível no site.

Depois dos 12 meses depositando, o imigrante terá até 60 dias para solicitar, em qualquer agência da Caixa, a avaliação para ver se está apto a obter o financiamento.

Estão na lista do financiamento, imóveis novos e usados, limitados à quota de financiamento de 60% do valor da sua avaliação ou inferior. O prazo de amortização é de 180 meses.

As outras condições de financiamento serão as mesmas estabelecidas pelos programas habitacionais vigentes e operacionalizados pela Caixa.

Quanto aos brasileiros que possuem comprovante de renda proveniente de trabalho realizado no exterior pode, imediatamente, seguir as regras existentes na Caixa para clientes com renda comprovada.

 

Passo a passo

1° passo: Efetue a abertura da conta poupança emigrante, pessoalmente ou por procuração, em qualquer agência da Caixa.

2º passo: Faça o download da autorização para conversão da remessa internacional e da declaração de rendimentos, caso não possua renda comprovada.

3º passo: Envie à Caixa a autorização para conversão da remessa internacional e o comprovante/declaração de rendimentos.

4º passo: Calcule o valor do depósito mensal, por meio do simulador habitacional. Lá você terá uma idéia do valor recomendável para os depósitos, de acordo com o tipo de financiamento.

5º passo: Realize as remessas internacionais para a Conta Poupança Emigrante, no valor calculado.

6º passo: Após doze meses de remessas ininterruptas, solicite avaliação de risco para obter seu financiamento habitacional.

 

Fonte: (Da redação)

Top News