Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 6/03/2009 as 12:00am

Lula discutirá com Obama crise entre EUA e Venezuela

Hugo Chávez, afirmou que as tensões entre seu país e os Estados Unidos serão um dos temas a serem tratados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu encontro com Barack Obama em Washington

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou que as tensões entre seu país e os Estados Unidos serão um dos temas a serem tratados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu encontro com Barack Obama em Washington. Chávez disse ter conversado com Lula pelo telefone. Segundo Chávez, Lula teria perguntado se ele concordaria com a inclusão da Venezuela na pauta da reunião com Obama, marcada para o próximo 17 de março. "Eu respondi: Fala, como eu faria também se fosse o Brasil'", disse Chávez, num pronunciamento feito após o encontro do Conselho de Ministros da Venezuela, transmitido pelo canal de TV estatal do país.

De acordo com o líder venezuelano, Lula telefonou porque está "preocupado por essas declarações que continuam saindo com agressões contra a Venezuela".

 

Reflexões

O mal-estar entre a Venezuela e o novo governo dos EUA surgiu após a divulgação de um relatório do Departamento de Estado que acusa Venezuela e Bolívia de não cooperarem no combate ao tráfico de drogas na região. Em 2005, a Venezuela rompeu o convênio de cooperação com a agência americana de combate às drogas, DEA, na sigla em inglês. Chávez afirma que, desde então, seu país "golpeou o narcotráfico como nunca".

No último sábado, ao justificar a decisão de seu governo, Chávez afirmou que a DEA "apoiava o narcotráfico e o golpismo" na Venezuela, e advertiu Obama que "não se meta com ele". Chávez disse ter enviado uma carta ao presidente Lula com "reflexões" sobre a conjuntura política atual e com um recado a Obama. "Que os Estados Unidos, em vez de continuarem nos agredindo, utilizando a mentira e o cinismo, como estão fazendo Obama e seu governo, deveriam colocar na mesa o tema da crise mundial que se originou lá", afirmou.

Depois da reunião em Washington, Lula deverá se encontrar com o presidente americano em abril, na Cúpula das Américas, que será realizada em Trinidad e Tobago. Ali também poderá acontecer o primeiro encontro entre Chávez e Obama. Por enquanto, não há reunião bilateral prevista entre os dois presidentes. Chávez adiantou ainda que a próxima reunião com o presidente Lula será realizada na Bahia, no dia 26 de maio, onde os mandatários deverão discutir projetos de integração comercial em andamento. O último encontro dos presidentes ocorreu em janeiro na Venezuela, no Estado petroleiro de Zulia.

Fonte: (G1)

Top News