Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 11/05/2009 as 12:00am

Sobe para 22 número de casos suspeitos da nova gripe no Brasil

O Ministério da Saúde informou na tarde desta segunda-feira (11) que o número de pessoas no Brasil que estão com suspeita de ter contraído a nova gripe provocada pelo vírus Influenza A

   O Ministério da Saúde informou na tarde desta segunda-feira (11) que o número de pessoas no Brasil que estão com suspeita de ter contraído a nova gripe provocada pelo vírus Influenza A (H1N1) subiu de 18, número de casos suspeitos até domingo (10), para 22. Os casos suspeitos estão sendo investigados em sete estados e no Distrito Federal.

Os pacientes com suspeita de estar com a doença estão internados em São Paulo (10), Rio de Janeiro (2), Paraná (1), Distrito Federal (3), Alagoas (1), Pernambuco (3), Ceará (1) e Rondônia (1).

Ainda de acordo com o ministério, 22 pacientes estão sendo monitorados em sete estados, por apresentarem um ou mais sintomas da gripe, apesar de não estarem incluídos na relação de casos suspeitos. O número de casos descartados subiu para 164.  
 

Casos confirmados

O Ministério da Saúde confirmou no domingo (10) mais dois casos da nova gripe no Brasil. Com estes, são agora oito casos confirmados no Brasil, sendo seis com vínculo de viagens internacionais e dois autóctones (dentro do território nacional), informou nota do Ministério.

De acordo com o comunicado, um dos novos casos confirmados é no Rio de Janeiro e o outro, no Rio Grande do Sul, onde ainda não havia nenhum caso da doença.

Ao todo, são três os pacientes infectados pelo vírus no Rio de Janeiro, sendo dois transmitidos dentro do Brasil. Há ainda dois em São Paulo, um em Santa Catarina e um em Minas Gerais.

Recomendação

O ministério reitera a recomendação para que a população não tome medicamentos por conta própria, pois a automedicação pode mascarar ou atenuar sintomas, além de provocar resistência ao medicamento específico para a doença – que inicialmente era conhecida como gripe suína, mas acabou rebatizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para Influenza A.

O órgão recomenda também que as pessoas que sentirem algum dos sintomas e que passaram pelos países atingidos pela nova gripe a procurarem um serviço público de saúde imediatamente. O Brasil possui 52 hospitais de referência (pelo menos um em cada estado) para atendimento de casos que necessitem ser monitorados.


Fonte: (G1)

Top News