Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 8/11/2013 as 12:00am

Incêndio destrói academia a atinge mais dois prédios em SP

Incêndio destrói academia a atinge mais dois prédios em SP


Um incêndio de grandes proporções destruiu o prédio da academia SmartFit na esquina da rua do Boticário com a avenida Ipiranga, no centro de São Paulo na madrugada desta sexta-feira. O fogo atingiu também parte de um prédio comercial e três andares de um residencial localizados ao lado do estabelecimento.

Cerca de 30 pessoas, moradoras de um prédio vizinho na esquina da avenida Rio Branco com a avenida Ipiranga, foram levadas à Santa Casa de São Paulo e aos hospitais São Paulo, Vergueiro e das Clínicas. A vítima mais grave foi um idoso que sofreu queimaduras de segundo grau. Um bombeiro também foi atendido após cortar a mão.

O incêndio começou por volta da 1h e foi controlado duas horas depois por 48 equipes do Corpo de Bombeiros, totalizando 150 homens. Por volta das 6h30, os bombeiros permaneciam no local fazendo o trabalho de rescaldo para apagar pequenos focos de fogo. A expectativa da Defesa Civil é de começar a vistoria do edifício por volta das 10h.

Segundo os bombeiros, o fogo começou em uma academia recém-inaugurada e alcançou dois prédios vizinhos. O vento espalhou a fumaça para outros edifícios e fazia cair fagulhas na rua.

Os moradores de um prédio de 25 andares foram forçados a deixar os 146 apartamentos e acompanharam na rua o trabalho dos bombeiros. Muitas pessoas passaram a madrugada sentadas nas calçadas da avenida Rio Branco, algumas delas utilizavam cobertores para se proteger do frio da madrugada. Outras seguravam crianças e animais de estimação que conseguiram retirar dos apartamentos.

Jair Paca de Lima, coordenador da Defesa Civil, afirmou que um dos problemas enfrentados no resgate foi o da comunicação. Muitos estrangeiros, entre eles chineses, bolivianos e peruanos, vivem no local e não entendiam as ordens dadas por bombeiros para deixar os apartamentos. Alguns se recusaram a abrir as portas com medo de roubo e os bombeiros tiveram que arrombar.

Segundo a instituição, mais de 50 pessoas que inalaram fumaça foram atendidas em um posto de socorro montado na avenida Ipiranga. Elas eram retiradas do prédio pelos bombeiros e levadas a lonas coloridas estendidas na rua Rio Branco de acordo com o grau de gravidade. Nas lonas verdes eram colocados os casos mais leves, na amarela os medianos e na vermelha os mais graves.

Após a seleção dos pacientes, médicos do Grau (Grupo de Resgate e Atenção as Urgências e Emergências) faziam a medição de oxigenação no pulmão e batimentos cardíacos e anotavam a caneta na mão das vítimas para controle.

As causas do incêndio serão investigadas.

Fonte: www.uol.com

Top News