Publicado em 27/06/2014 as 12:00am

Jeep Renegade nasce no Brasil em março de 2015 com DNA da Fiat

A Chrysler convidou jornalistas da China, Oriente Médio e América Latina ao seu campo de provas em Chelsea (região localizada próxima a Detroit, nos Estados Unidos) ,nesta quinta-feira (26), para apresentar sua linha de modelos para 2015, incluindo aquele

A Chrysler convidou jornalistas da China, Oriente Médio e América Latina ao seu campo de provas em Chelsea (região localizada próxima a Detroit, nos Estados Unidos) ,nesta quinta-feira (26), para apresentar sua linha de modelos para 2015, incluindo aquele que já é tratado como um dos principais lançamentos da marca desde a crise econômica de 2008/09, senão o mais importante: o SUV compacto Jeep Renegade, que chega ao Brasil em 2015.

Ainda não há preçoS. Os planos, porém, são ambiciosos e envolvem:

- Presença em quatro continentes;
- Vendas em cerca de 100 mercados ao redor do planeta;
- A primeira operação da Jeep feita exclusivamente fora dos Estados Unidos;
- Fabricação em três unidades ao redor do mundo: a primeira na Europa (em Melfi, na Itália, este ano), a segunda no Brasil (Goiana/PE, no nascer de 2015) e outra na China (2016);
- Fôlego para fazer a marca alcançar entregar rotineiramente mais de 1 milhão de unidades anuais (marca que, aliás, já pode ser alcançada este ano).

Repare que não há menção aos Estados Unidos em qualquer um dos tópicos acima. De fato, o Renegade não será fabricado no país da Jeep, mas será vendido na terra do Tio Sam já a partir de janeiro. A princípio, será importado da Itália, medida que poderá ser revista com o tempo e que diz muito sobre a linhagem do modelo. Ainda que um "autêntico Jeep, com toda a capacidade off-road e interior premium", como executivos da marca repetem em ritmo de mantra, este modelo tem DNA da Fiat.

Trata-se de um modelo construído sobre plataforma alargada e derivada da base do familiar 500L, que por sua vez usa elementos do Punto europeu -- mas com alguns detalhes da Alfa Romeo (há tecnologia vinda do Giulietta, que também deu origem aos sedãs Fiat Viaggio e Dodge Dart) -- e mecânica off-road, itens de segurança e padrão visual de modelos da Jeep.

Quase destruímos a marca [Chrysler, detentora das submarcas Dodge, Ram e Jeep]no passado por não ouvirmos o público, mas mudamos este comportamento e seguimos nos mexendo", afirmou a UOL Carros Brad Pinter, diretor de marketing de produto da Jeep. "Com isso, subimos da nona posição no segmento de SUVs, em 2007, para a liderança agora". 

Outro executivo da marca completa o pensamento de Pinter: "O Renegade diz muito sobre nossas ambições internacionais: crescer não apenas nos Estados Unidos, mas como uma marca global".

Boa parte desta ambição diz respeito ao Brasil: o Renegade será visto pela primeira vez no país durante o Salão do Automóvel de São Paulo, entre outubro e novembro, ainda com unidades importadas. O lançamento será feito em março de 2015, com chegada às lojas em abril, já com unidades feitas em Pernambuco.

Fonte: www.uol.com.br