Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/12/2015 as 12:00am

Na posse da Fazenda, Dilma elogia Levy, mas cobra ajuste e crescimento

Presidente empossou nesta segunda-feira Nelson Barbosa na Fazenda. Dilma disse que Levy foi decisivo para 'ajustes imprescindíveis' na economia.

Ao iniciar seu discurso na cerimônia de posse dos novos ministros da Fazenda e do Planejamento, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (21) que a presença de Joaquim Levy nos primeiros 12 meses de seu segundo mandato foi "decisiva" para que o governo realizasse "ajustes imprescindíveis". Levy deixou o governo federal na última sexta-feira (18), substituído por Nelson Barbosa, que comandava o Ministério do Planejamento.

Apesar dos elogios públicos na despedida a Joaquim Levy, a presidente da República aproveitou seu discurso na solenidade de posse para mandar um recado aos novos titulares da Fazenda e do Planejamento, fazendo, indiretamente, coro às críticas que o ex-ministro sofreu do PT no período em que integrou o primeiro escalão, inclusive, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em um dos trechos da sua fala, Dilma destacou que uma das tarefas de Nelson Barbosa e Valdir Simão será "contagiar a sociedade com a crença de que equilíbrio fiscal e crescimento econômico podem e devem vir juntos".

"Experiência e competência ambos [Barbosa e Simão] têm de sobra. Conhecem a administração pública e participaram da maioria dos programas prioritários que implementamos ao longo dos últimos anos. Estão prontos para a equipe do equilíbrio fiscal e retomada do crescimento", observou Dilma.

Ao longo de 2015, petistas e integrantes do governo que tinham uma visão crítica em relação ao trabalho de Levy reclamaram que o então ministro da Fazenda não apresentava propostas de crescimento para o país, limitando-se, segundo eles, a executar uma política de ajuste fiscal no país. O próprio Nelson Barbosa protagonizou, em diversas ocasiões, embates com o colega da Fazenda por divergir de propostas mais ortodoxas de Levy para a economia.

"Minhas primeiras palavras são de agradecimento ao ministro Joaquim Levy. Sua presença à frente da Fazenda foi decisiva para que fizéssemos ajustes imprescindíveis. Sua dedicação, assim como seu trabalho, ajudaram na legislação fiscal mesmo em ambiente de crise política", destacou a presidente na solenidade.

"Joaquim Levy, cuja competência já era conhecida, revelou grande capacidade de agir com serenidade e eficiência sob intensa pressão", concluiu a petista.

Agradecimento
Nesta segunda, além de empossar Barbosa no comando da economia, a presidente deu posse ao então chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Valdir Simão, no posto de titular do Planejamento.

Diante dos novos titulares da Fazenda e do Planejamento, Dilma destacou que Levy atuou no governo em um momento conturbado da economia e da política, mas que, mesmo assim, ele "superou difíceis desafios". Além disso, a petista ressaltou que o agora ex-ministro – que foi alvo de duras críticas de integrantes do governo e do PT ao longo dos meses em que chefiou a economia brasileira – contribuiu muito para a estabilidade e a governabilidade do país.

"Agradeço sua colaboração inestimável, que jamais deixarei de reconhecer", enfatizou a presidente, sendo intensamente aplaudida pelos convidados que acompanhavam a cerimônia de posse no Palácio do Planalto.

Fonte: g1.globo.com

Top News