Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 14/04/2016 as 1:00pm

Pesquisa mostra que sucralose libera substâncias tóxicas quando aquecida

Pesquisadores da Unicamp afirmam que adoçante pode ser cancerígeno. Estudo também identificou gás que foi liberado em Santos na composição.

Uma pesquisa realizada pela Unicamp, em Campinas (SP), mostra que o uso de adoçante à base de sucralose pode fazer mal quando misturado com alimentos quentes. Pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas descobriram que quando aquecida, a molécula sofre mudança na estrutura e libera susbtâncias tóxicas.

A sucralose é um derivado do próprio açúcar da cana, mas com moléculas modificadas através de processos químicos. Ela é um dos adoçantes mais consumidos no mundo. No entanto, apesar dos rótulos informarem que ela pode ser utilizada em bebidas quentes como chás e cafés, os pesquisadores descobriram que quando aquecida a 90ºC por mais de 15 minutos, sua composição se transforma.

Transformação

Segundo o coordenador da pesquisa Rodrigo Ramos Catharino, isso acontece porque existe um processo de combustão de matéria orgânica. "Se decompôs, carbonizou, e nessa carbonização, nessa decomposição os compostos foram então transformados", explica.

Os testes realizados em laboratório mostraram que a sucralose aquecida liberou substâncias tóxicas e cumulativas no organismo. As principais foram os "HPAs", que são os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, substâncias semelhantes as encontradas na gordura do churrasco e com grande potencial cancerígeno.

Cancerígeno

Os pesquisadores também identificaram o ácido clorídrico, o mesmo gás que foi liberado no acidente com carga química no porto de Santos e mandou moradores para o hospital com problemas respiratórios.

"A partir do momento em que você passa por um processo de decomposição dessa molécula de sucralose, a gente pode dizer sem dúvida nenhuma que esses compostos produzidos são sim tóxicos ou cancerígenos", explica o pesquisador.

Cinco tipos de testes foram realizados para confirmar os efeitos nocivos da sucralose aquecida. A pesquisa foi publicada internacionalmente e está na página da Scientific Report do grupo Nature.

Bolos e doces

Os pesquisadores alertam também para o risco do uso da sucralose na preparação de doces e bolos, já que no forno a temperatura passa dos 200º C e libera com facilidade as substâncias que podem provocar o câncer.

Segundo o estudo da Unicamp, alguns dos componentes tóxicos encontrados são os mesmos da fumaça do cigarro. Mas a pesquisa também concluiu que sem aquecimento e consumida com moderação, a sucralose não faz mal nenhum à saúde.

"Se você toma a sucralose em bebidas ou em preparados de alimentos que não vão ao aquecimento, sem dúvida nenhuma continua sendo uma molécula segura", ressalta. O próximo passo da pesquisa é fazer teste em animais.

Fonte: http://g1.globo.com/

Top News