Publicado em 26/04/2016 as 10:00am

Ibope: Para 62% dos brasileiros, prioridade deve ser nova eleição

Para a maioria da população brasileira, a melhor saída para a crise política seria a convocação de novas eleições

Para a maioria da população brasileira, a melhor saída para a crise política seria a convocação de novas eleições. Pesquisa Ibope feita entre 14 e 18 de abril mostra que 62% dos entrevistados apoiam essa opção.

Na faixa etária entre 16 e 24 anos, o percentual chega a 70%. Foram ouvidas 2.022 pessoas em 142 municípios e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Também de acordo com a sondagem, 8% consideram o impeachment da presidente Dilma Rousseffe sua substituição pelo vice Michel Temer seria “a melhor forma de superar a crise política”.

De acordo com as leis brasileiras, só podem ser realizadas novas eleições no caso de dos cargos de presidente e vice ficarem vagos. Nessa hipótese, presidente da Câmara, atualmente Eduardo Cunha (PMDB-RJ), assume o comando do país até o novo pleito.

Até o ano passado, se os cargos ficassem vagos nos dois últimos anos de mandato, seriam convocadas eleições indiretas. Porém, a reforma eleitoral mudou o prazo para os últimos seis meses. A mudança, contudo, pode ser contestada juridicamente.

Outra forma de convocar novas eleições seria por uma emenda à Constituição, hipótese defendida por alguns parlamentares. A opção também provoca controvérsias jurídicas.

As saídas de Dilma e Temer poderiam acontecer se os dois renunciassem, se o Congresso aprovasse o impeachment de cada um - o de Dilma está no Senado e o de Temer parado na Câmara - ou via cassação da chapa peloTribunal Superior Eleitoral (TSE). Quatro ações investigam o uso de dinheiro público na campanha de 2014.

Fonte: http://www.msn.com/