Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 31/05/2016 as 8:06am

Novas placas de veículos começam a valer em 2017 no Mercosul

Leiaute já foi definido e novidade começa a aparecer a partir de janeiro do ano que vem

Veículos brasileiros terão placas de identificação no padrão Mercosul a partir de 2017, conforme decisão conjunta entre Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela em 2014. Segundo decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada na última sexta-feira no Diário Oficial da União, as placas deverão ter fundo branco com a margem superior azul, contendo ao lado esquerdo o logotipo do Mercosul, ao lado direito a bandeira do Brasil e ao centro o nome Brasil.

Além disso, as placas passarão a ter sete caracteres alfanuméricos. A cidade e o estado de registro do veículo serão identificados por bandeira e brasão do lado direito da placa, logo após o último número.

As novas placas terão quatro letras e três números, escritos sobre um fundo branco e cuja cor indica a finalidade do veículo: uso particular na cor preta; uso comercial em vermelho; veículos oficiais em azul; corpo diplomático em dourado; para teste ou de uso das montadoras em verde; veículos de coleção em cinza prateado. Além disso, as placas têm uma faixa azul-escuro na parte de cima com o símbolo do Mercosul à esquerda, o nome do país de registro do veículo em maiúsculo, no meio, e a bandeira da respectiva nação à direita.

Ainda de acordo com o Contran, as novas placas já passam a valer em janeiro de 2017 para veículos 0 km, para os que forem transferidos de cidades, que mudarem de proprietário ou em caso de necessidade de substituição (por dano, por exemplo). Até 31 de dezembro de 2020, todos os veículos em circulação já deverão possuir placas de identificação no padrão Mercosul.

Fonte: uai.com.br

Top News