Publicado em 13/07/2016 as 5:00pm

Especialistas revelam os segredos da beleza da mulher brasileira

Nos Estados Unidos, o doutor Luciano Sztulman comanda a Skinsational Liposculpture, uma das mais respeitas clínicas de beleza do país

Adepto à criação de cosméticos de seus recursos naturais ricos em antioxidantes e uma inspiração para a indústria em geral, aqui, nós vamos descobrir os segredos por trás do modelo de beleza da mulher brasileira.

O universo da beleza brasileira é amplo. Única em sua estética, a mulher brasileira exibe um patrimônio diversificado. A L´Oreal descreve a população como uma das mais mista no mundo, representando um “laboratório na escala humana de inovar e inventar produtos que podem ser vendidos em todo o mundo”.

Em todo o país, elementos visuais do holandês, japonês e indiano podem ser encontrados, com o colonialismo e a imigração tendo desempenhado o seu papel importante neste grande caldeirão cultural. Os traços vão desde a beleza dos cabelos encaracolados da Bahia, olhos claros como Adriana Lima, aos brasileiros-alemães do sul do país, como Gisele, com seus cabelos claros, sardas e pele clara. Deixando de lado o espectro das aparências físicas, um fator comum que une as mulheres brasileiras e a sua sede insaciável de beleza.

“Ninguém faz beleza melhor do que os brasileiros”, afirma o Dr. Luciano, um cirurgião plástico brasileiro e autor de “Beauty is Power: Dr Luciano´s Brazilian Beauty Secrets for Staying Toung”.

As declarações ousadas do Dr. Luciano são atestada pelas estatísticas da Euromonitor 2014, classificando o Brasil como o terceiro maior consumidor mundial de cosméticos e o segundo em cuidados de cabelo. Neste mercado impulsionado por celebridades, não é incomum um batom aparecer em uma telenovela num dia e estar esgotado no próximo.

Brasil também é a casa de mais de 23 mil estabelecimentos de fitness – perdendo apenas para os Estados Unidos. Muito parecido como o Oriente Médio, a nação obcecada por corpo tem uma alta cultura social, centrado em torno de praias; assim, talvez não seja surpresa que muitas das maiores top models do mundo são brasileiras, indicando que para o Brasil, a beleza é um negócio sério.

Local do Início da infusão de queratina, “Brazilian Blowout” e um lugar onde não é incomum para os pagamentos de cirurgia plástica serem pagos em parcelas - procedimentos que abre oportunidade até para as classes sociais mais baixas - Luciano insiste que a mulher brasileira assume uma postura saudável quando se trata de sua beleza. "Ao contrário das impressões generalizadas atribuídas à nação por alguns meios de comunicação, a abordagem brasileira da beleza não é, de fato, externa. Os brasileiros acreditam na abordagem holística, chamado de "mens sana in corpore sano", que significa "mente sã, corpo são".

Óleo de Buriti para SPF, água de coco para cuidados com o cabelo e açaí para antienvelhecimento, a mulher brasileira tem usado sua flora natural para obter resultados medicinais e cosméticos. E, estas práticas são alimentando as tendências de beleza em todo o mundo, com o aumento da demanda mundial de beleza natural.

Talvez o fascínio decorre da forma insondável de favoritos brasileiros, como Lima e Ambrosio, ou o brilho da pele fresca de Helena Bordon. Mas, de qualquer forma, as marcas estão tomando conhecimento.

Enquanto L'Oreal desenvolve produtos especificamente para o mercado brasileiro, celebridade especialistas em cuidados para cabelo, Rahua, construiu sua toda a marca toda o óleo Rahua restaurador colhidos na floresta amazônica, seus usuários acreditam ser o segredo do seu cabelo brilhante.

Com Rihanna e Diana Ross entre os colaboradores anteriores, em 2015, MAC lançou uma coleção de maquiagem com a blogueira brasileira Julia Petit, que escolheu uma paleta de “sun-kissed” inspirado em sua cidade, São Paulo, e uma lista de ingredientes para se sustentar contra a umidade. Temos, também, que agradecer às mulheres brasileiras por expandir nosso vocabulário fitness, sua busca pelo corpo perfeito construiu tendências como a Brazilian Tummy Tuck e Buttlift. Um país que irradia de dentro para fora, se você quiser um olhar sobre as tendências de beleza do amanhã, olhe para os cosméticos brasileiros.

A MAQUIAGEM

Apontado como um visual natural, acima de tudo, as brasileiras compram maquiagem que embelezem sem parecer artificial. "Elas querem parecer jovens e bonitas, mas, naturalmente; elas querem que suas peles brilhem sem muita maquiagem", disse Francini Franco, da marca brasileira de maquiagem “Hot MakeUp”. Com o clima tropical sendo um papel importante na abordagem brasileira da maquiagem, as mulheres investem pesado no cuidado da pele e cremes e composições líquidas que irá suportar a umidade, de acordo com Vanessa Rozan, uma reconhecida maquiadora. Ela capta aquele famoso fulgor brasileiro por camadas de blush antes do bronze usando um marcador para chamar a atenção para as bochechas e testa.

O CABELO

“As mulheres querem cabelos loiros e bonitos como Gisele”, observa o cabelereiro das celebridades, Marco de Biaggi. Recentemente vimos uma reação contra o visual quimicamente endireitado, que tem refletido a nível mundial, com modelos brasileiras como Ari Westphal apoiando o movimento dos cabelos encaracolados naturais. Estilos de lado, a mulher brasileira leva uma outra tendência - usando os ingredientes naturais de sua região para seus cuidados com o cabelo. "As mulheres brasileiras enxaguam o cabelo com água de coco e usam o óleo de coco como seu condicionador," disse Biaggi

O BRILHO

As mulheres brasileiras acreditam que a beleza vem de dentro, e vindo do país do cacau e da água de coco, é fácil entender o porquê. O mais recente super alimento encontrado pela comunidade obcecada em cuidar da pele é o Buriti, uma fruta rica em antioxidantes, óleo precioso, descoberta na Amazônia e conhecido por proteger a pele contra danos causados pelo sol e o envelhecimento.

O povo amazônico usa o óleo em sua forma bruta, mas marcas como RMS utilizam o ingrediente em seu “Buriti Bronze” para atingir uma pele saudável e brilhante, enquanto que a Leonor Greyl mistura o Buriti em seus ícones, multitafera óleo Huile Secret De Beauté, que usam em suas peles e cabelos.

O CORPO

A busca pelo "corpo bonito" é uma luta ao longo da vida para a mulher brasileira, que é, pelo menos aos olhos da mídia, magra e cheia de curvas. "As mulheres brasileiras tratam o fitness como uma religião", diz Leandro Carvalho, que criou o 'Brazilian Buttlift’ para a sua cliente, Alessandra Ambrosio. O treinador das modelos da Victoria Secret revela que as mulheres "precisam de muita variedade" em seus treinos. Ao preparar as meninas para a pista, Carvalho começa com um aquecimento que parece mais uma aula de dança, combinando elementos de ballet e movimentos afro-brasileiros antes de trabalhar com pesos.

CONTATO

Skinsational Liposculpture é uma das primeiras e única clinicas de Rhode Island e Massachusetts a usar este tratamento. A clínica dirigida pelo Dr. Luciano está localizada no número 1 Randall Square, Suite 405 (4th floor), Providence, RI 02904, telefone (401) 521-0303. Acesse o site www.skinsationallasercenter.com para mais informações.

Fonte: braziliantimes.com