Publicado em 27/07/2016 as 9:00pm

Publicação americana denuncia poluição e descaso ambiental nas Olimpíadas Rio 2016

Mídia internacional destaca o descaso com o meio ambiente e relembra promessas de governantes

Há poucos dias para o início das Olimpíadas Rio 2016, um dos jornais americanos mais renomados do mundo, o “The Washington Post”, publicou uma grave denúncia a respeito da Olimpíadas Rio 2016. Segundo a publicação, devido a poluição em frente ao parque Olímpico do Rio, os peixes estão morrendo. A matéria ainda relembra que o governo brasileiro havia prometido uma limpeza de pelo menos 80% da agua de esgoto da Baía de Guanabara, promessa essa que não foi cumprida, pois apenas cerca de 50% do esgoto foi tratado. “Ao invés de jogos verdes por um planeta azul, o Rio terá a Olimpíada da sujeira”, destacou o jornal, que ainda reiterou que o cheiro, ao redor do parque Olímpico, “e podre”.

Para o oceanógrafo David Zee, que estudou as aguas do Rio de Janeiro por décadas, o Rio de Janeiro e um fracasso em termos de saúde pública ambiental. “Quando falamos sobre o legado ambiental, falamos de saúde pública. Neste aspecto o Rio e um fracasso”, afirmou o oceanógrafo ao jornal.

A publicação denuncia ainda que o que fez o Rio 2016 fracassar nessa questão ambiental foi “a falta de coesão entre os diferentes órgãos governamentais responsáveis”, segundo afirmação de um porta voz da Secretaria do Meio Ambiente do governo do estado. Um dos responsáveis por essa falta de infraestrutura seria o crescimento desenfreado dos subúrbios na zona Oeste do Rio, onde se encontra o Parque Olímpico e a Vila Olímpica. “Nas últimas décadas houve um crescimento muito grande nessa região, o que impossibilitou que a infraestrutura de saneamento acompanhasse esse ritmo”, afirmou a publicação americana.

Desde o ano passado outros importantes veículos de comunicação, como o The Guardian e o NY Post já denunciavam o descaso do governo brasileiro em relação a questão ambiental na cidade que será palco das Olimpíadas 2016. A rede americana NBC chegou a destacar uma declaração do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes: "Garanto que as instalações dos Jogos Olímpicos estarão prontas a tempo. 100%. E eu posso assegurar a você: este será o maior legado da história em Olimpíadas". 

Fonte: Thais Partamian Victorello