Publicado em 1/11/2016 as 10:00am

Brasileiro surge entre Apple e Google em lista de 'melhores projetos'

O curitibano Zeno Rocha é o "pai" do projeto Clipboard.js, que está no Top 10 do ranking do GitHub

O brasileiro Zeno Rocha, de 25 anos, conquistou algo incrível entre os desenvolvedores de internet do mundo. Ele, que é de Curitiba mas vive em Los Angeles, nos EUA, está na lista dos donos dos 10 maiores maiores lançamentos de projetos open sources (código aberto) do planeta, segundo o GitHub. Detalhe: ao lado de empresas como Facebook, Google, Microsoft e Apple.

O QUE É

Sabe os sites, aplicativos, redes sociais e demais serviços de rede que você acessa? Praticamente todos eles começam a partir de um projeto de código aberto, que é colocado inicialmente no GitHub.

O GitHub é um ambiente usado por todos os desenvolvedores do planeta como repositório de projetos open source. Todos os códigos do mundo estão lá, inclusive os de gigantes como o Google e Apple.

E um outro detalhe é que dos Top 10 divulgado pelo GitHub, oito são empresas e apenas dois são “pessoas físicas”, sendo Zeno Rocha - criador do Clipboard.js - um deles.

“Desenvolvi esse projeto sozinho, mas ele tem código aberto e por isso que está lá e todo mundo usa (...). Eu nem acredito que o meu nome está nessa lista junto com Apple, Microsoft, Google, e Facebook”, disse Zeno com exclusividade ao Notícias ao Minuto Brasil.

LISTA

Para fazer a lista dos dez maiores lançamentos de projetos open source, o GitHub usou como base números de stars, que, segundo a Mac Magazine, são como os likes do Facebook, obtidos pelos projetos em suas primeiras semanas de lançamento.

Estão na lista os projetos lançados no GitHub desde 2015. Foram criados aproximadamente 20 milhões de repositórios por ano.

A lista você confere logo abaixo. Mas como destacou a Mac Magazine sobre Zeno Rocha, não é qualquer um que consegue estar entre gigantes como Apple, Facebook e Google.

Apple/swift

Yarnpkg/yarn

TensorFlow/tensorflow

Facebook/react-native

Google/material-desing-lite

Nylas/N1

Microsoft/vscode

ZenoRocha/clipboard.js

FacebookIncubator/creat-react-app

JulianGarnier/anime

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br