Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 22/06/2017 as 8:00am

STF deve decidir sobre delação da JBS nesta quinta-feira

Plenário do Supremo discute os limites da atuação do relator e se Edson Fachin é o responsável pela delação da JBS.

Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) devem decidir nesta quinta (21) sobre a homologação da delação da JBS. O julgamento desta quarta foi suspenso e será retomado na próxima sessão.

O plenário do Supremo discute os limites da atuação do relator e se Edson Fachin é o responsável pela delação da JBS.Primeiro a votar, ele defendeu que a homologação de acordos de delação premiada seja feita monocraticamente pelo relator.

Alexandre de Moraes seguiu o voto do colega.Celso de Mello, Marco Aurélio e Luiz Fux sinalizaram que concordam com a tese de Fachin.Depois do voto de Moraes, a sessão foi suspensa por causa do horário.A discussão envolvendo a JBS partiu de um pedido do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), que questiona se cabia a Fachin homologar a delação.Moraes argumentou que validar o acordo de colaboração é um ato processual e não significa que as informações relatadas sejam verídicas.

Decano da corte, Celso de Mello interferiu durante o voto de Moraes para defender os acordos de delação premiada.Ele citou precedente da corte, que em 2015 já decidiu sobre o assunto.Segundo ele, alterar os acordos depois de assinados pode criar um clima "indesejável" de insegurança jurídica.Para o decano, ao homologar colaboração, o relator deve analisar se os requisitos para o acordo foram cumpridos.

Fonte: Folhapress

Top News