Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 11/09/2017 as 3:00pm

Itamaraty monitora cerca de 50 brasileiros no Caribe após furacão

Órgão disponibilizou dois telefones do núcleo de assistência a brasileiros.

Itamaraty monitora cerca de 50 brasileiros no Caribe após furacão REUTERS - Foto Carlos Barria.

Cerca de 50 cidadãos brasileiros no Caribe estão sob monitoramento do Ministério das Relações Exteriores após a passagem do furacão Irma pela região deixar ao menos 27 mortos em cinco ilhas antes de perder força e atingir a Flórida neste domingo (10), deixando mais três mortos.

Os brasileiros sob atenção consular estão localizados nas Ilhas Virgens Britânicas e na ilha de Saint Martin, uma das mais devastadas pelo furacão. Segundo o Itamaraty, eles foram deslocados para abrigos, como a maioria das populações locais -as administrações das ilhas não fazem distinção entre locais e turistas ao prestar socorro.

O contato com os brasileiros, porém, é dificultado pelo fato de o Brasil não ter representação diplomática nesses territórios. Os consulados e embaixadas mais próximos, que trabalham na prestação de assistência, estão em São Cristóvão e Nevis, Barbados e Trinidad Tobago.

Além disso, o Itamaraty está em contato constante com os governos do Reino Unido (ao qual pertencem as Ilhas Virgens) e da França e da Holanda (os 87 km de Saint Martin são divididos entre os governos francesa e holandesa, pelo qual a ilha é chamada de Sint Maarten).

Na tarde deste domingo, o Itamaraty não contabilizava desaparecidos entre os brasileiros. O ministério, porém, ainda não havia conseguido contato com o casal Mariana Fischer e Rafael Forno, que visitavam Saint Martin com a filha de três anos e cuja família ainda não conseguiu contactar, segundo o site G1.

O Itamaraty disponibilizou dois telefones do núcleo de assistência a brasileiros, que trabalha neste fim de semana em regime de plantão, para famílias que estejam à procura de informações de parentes no Caribe.

Das 6h às 20h, funcionam os telefones +55 61 2030 8803/8804 e o e-mail dac@itamaraty.gov.br. Das 20h às 8h, as informações poderão ser obtidas pelos telefones + 55 61-98197-2284 e +55 61-99834-6963 (plantão consular para atendimentos relacionados às ilhas do Caribe).

Na Flórida, onde se estima viverem entre 300 mil e 350 mil brasileiros, além dos turistas, o consulado em Miami foi fechado e temporariamente realocado para Orlando, onde funciona em regime de força-tarefa. Informações de emergência podem ser obtidas pelos números + 1 305-285-6208/6258/6251/6213. Quase 1/3 dos 20,6 milhões de moradores do Estado recebeu ordens para deixar suas casas. 

Fonte: noticiasaominuto.com.br / Folhapress

Top News