Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/05/2018 as 9:00am

6ª Conferência Brasileiros no Mundo acontece em Salvador

Conferência da diáspora brasileira será realizada de 23 a 25 de maio. Participarão do evento representantes de comunidades de cerca de 30 países, entre eles os Estados Unidos.

6ª Conferência Brasileiros no Mundo acontece em Salvador O evento será conduzido pela área consular do Ministério das Relações Exteriores e pela Fundação Alexandre de Gusmão.

A 6ª Conferência Brasileiros no Mundo será realizada de 23 a 25 de maio, no Catussaba Resort Hotel, na cidade de Salvador, Bahia. Participarão do evento representantes de comunidades de brasileiros que vivem em mais de 30 países, engajadas em iniciativas e programas de apoio sociocultural aos emigrantes brasileiros, em parceria com o governo federal. O evento terá transmissão ao vivo pela internet.

Entre eles, porta-vozes do Estados Unidos, além do Líbano, Emirados Árabes Unidos, Portugal, Espanha, Reino Unido, Bélgica, Holanda, França, Itália, Suíça, Alemanha, Japão, Canadá, Suriname e Argentina. O evento será conduzido pela área consular do Ministério das Relações Exteriores e pela Fundação Alexandre de Gusmão (Funag).

“O trabalho conjunto entre governo e sociedade civil no exterior envolve áreas de atuação diversas, tais como enfrentamento à violência de gênero, apoio à educação continuada e ao microempreendedorismo, manutenção dos laços culturais e afetivos com o Brasil, fomento ao associativismo, entre outros”, informou a diretora do departamento consular de brasileiros no exterior, Luiza Lopes.

Esta edição, que comemora os 10 anos da conferência, terá sete mesas temáticas sobre Previdência Social e Questões de Gênero; Trabalho e Empreendedorismo; Serviços Consulares; Cultura; Educação; Associativismo e Questões Jurídicas. Existe a possibilidade de haver uma oitava mesa, sobre Esporte, Saúde e Nutrição, ainda a ser confirmada. A ideia é que os debates versem sobre os avanços, desafios e perspectivas de cada área, com o objetivo de definir um plano estratégico para os próximos anos.

Representando o Líbano nas mesas virá Sheila Nabil, do Conselho de Cidadãos de Beirute; e dos Emirados vem Magaly Quadros, do Conselho de Cidadãos de Dubai.

Para Lopes, é importante manter um canal permanente de diálogo entre o governo brasileiro e a comunidade brasileira residente no exterior, feito por intermédio do Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE).

“Cada comunidade tem suas particularidades, dependendo das dificuldades apresentadas por aquele país; quanto mais diferente a cultura, maior a necessidade de os brasileiros se reunirem e formarem essa rede de apoio”, contou.

Lopes afirmou ainda que as mulheres prevalecem na maioria dos conselhos. “Os homens costumam se reunir para outras coisas, como atividades esportivas; as mulheres é que se preocupam mais com a educação dos filhos, questões de guarda dos filhos, e que sofrem mais violência, todos assuntos amplamente tratados nos conselhos”, explicou.

“E geralmente, são casos de brasileiras casadas com estrangeiros, que não estão no mercado de trabalho e querem voltar, portanto formam essa rede de apoio e troca de informações que facilita o retorno ao trabalho e aos estudos”, pontuou.

Estima-se que cerca de 3 milhões de brasileiros vivem fora do território nacional, espalhados por mais de 30 países. Os Estados Unidos concentram a maior comunidade brasileira, com 1,1 milhão de residentes, seguido pela Espanha e o Reino Unido, com 140 mil cada, Portugal, com 110 mil; Suíça, com 100 mil; Alemanha, com 90 mil, e Bélgica, com 70 mil brasileiros.

Para mais informações e para assistir à transmissão ao vivo do evento, acesse o site da Finag, no link goo.gl/xcsz15.

Serviço:

6ª Conferência Brasileiros no Mundo
23 a 25 de maio
Catussaba Resort Hotel
Alamedas Praia de Itapeba, S/N – Itapuã
Salvador – Bahia

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News