Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/06/2018 as 6:00pm

Com passaporte brasileiro falso e credencial da Copa, nigeriano tenta imigrar para União Europeia

Homem cruzou fronteira entre Rússia e Finlândia para requerer asilo, afirmou representante da polícia de fronteira do país nórdico.


Autoridades finlandesas disseram à Reuters, nesta quarta-feira (20), que um nigeriano tentou entrar no país usando passaporte falso brasileiro e credencial de torcedor da Copa do Mundo. Segundo Marko Saareks, chefe de análise e risco da agência de segurança de fronteira da Finlândia, ele teria tentado cruzar a fronteira entre a Rússia e o país integrante da União Europeia na sexta-feira (15) para pedir asilo.

Desde o começo da Copa na quinta-feira passada (14), cinco pessoas em busca de asilo de nacionalidades nigeriana, marroquina e chinesa, chegaram através do país-sede da Copa à Finlândia, usando ingressos para partidas do Mundial.

Elas entraram na Rússia usando ingressos da Copa do Mundo e crachás especiais para torcedores, que Moscou está aceitando em vez de vistos durante o mundial. Então, elas seguiram para a fronteira com a Finlândia e a Noruega, ou então para a fronteira de Belarus com a Polônia, disseram autoridades dos três países.

A Rússia faz fronteira com vários países do Espaço Schengen, da União Europeia, composto por 19 nações cujas fronteiras podem ser cruzadas sem verificações.

"Nós estávamos preparados para isso, (sabíamos) que pessoas poderiam entrar na Rússia sem visto", disse Marko Saareks, chefe de análise e risco da agência de segurança de fronteira da Finlândia.

"Mas foi uma surpresa que isso começou bem no início do torneio", disse, acrescentando que soube que casos semelhantes aconteceram nos Estados bálticos e na Polônia.

Doze horas de caminhada

Além do nigeriano, três marroquinos entraram na Finlândia pela fronteira russa no fim de semana, afirmou Saareks.

"Ele (os marroquinos) talvez tenham andado por 12 horas e conseguiram cruzar a fronteira territorial", disse Ville Mihl, o chefe de investigação da guarda da fronteira.

O chinês pousou em Helsinque em um avião que saiu da Rússia portando apenas a identidade de torcedor da Copa do Mundo, segundo autoridades de fronteira da Finlândia.

Algumas pessoas tentaram atravessar a fronteira Rússia-Finlândia para entrar na Europa durante a crise de migração de 2015, quando mais de 1 milhão de pessoas, vindas principalmente da África e do Oriente Médio, foram para a Europa, em grande parte pelo Mediterrâneo.

Autoridades finlandesas estão investigando os casos por suspeita de violações de imigração.

Fonte: Reuters

Top News