Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 9/01/2019 as 8:00am

Após criar projetos sobre desigualdade social, brasileiro é convidado para Programa Jovens Embaixadores nos EUA

Aluno do Instituto Federal de Mato Grosso, o jovem Leandro José Gonçalves vai estar no...

Após criar projetos sobre desigualdade social, brasileiro é convidado para Programa Jovens Embaixadores nos EUA Leandro José Gonçalves Pereira, selecionado para o programa Jovens Embaixadores 2019

Aluno do Instituto Federal de Mato Grosso, o jovem Leandro José Gonçalves vai estar no programa Jovens Embaixadores da Missão Diplomática dos Estados Unidos. Ele foi escolhido depois de criar um projeto de desigualdade social em bairros isolados. O estudante vai passar três semanas em terras norte-americanas e terá a oportunidade de conhecer os projetos sociais deste país.

O jovem foi o único escolhido no Mato Grosso e seu projeto aborda questões sociais no Bairro Vale Verde, em Poxoréu, a 259 km de Cuiabá, onde a população sofre com um impasse na Justiça sobre qual cidade deve administrar o bairro e possa receber mais atenção do poder público.

O estudante deve embarcar para os EUA nesta sexta-feira (11).

Leandro explica que o projeto surgiu após uma aula de sociologia a qual o seu professor propôs uma atividade sobre desigualdade social. Junto com outros colegas, ele realizou uma análise sobre os reflexos que a comunidade sofreu durante esse período de impasse.

“Meu grupo ficou responsável por apresentar um trabalho sobre desigualdade habitacional e resolvemos estudar sobre o bairro. Com essa indecisão política, as prefeituras não conseguem desenvolver políticas públicas para ajudar o local. Então, acaba que a comunidade ficar desassistida das necessidades básicas”, explicou.

O presidente do bairro, Ruberlei Ferreira Dias, afirma que o local precisa ser mais valorizado e necessita de reformas. “Falta colégio, asfalto, água encanada. Isso é o mínimo que deveria ter. A gente nem está pedindo muita coisa, só queremos ser vistos”, pontuou.

Leandro conta que sempre gostou de estudar e que está muito feliz com a oportunidade de ajudar a comunidade.

“Sempre fui apegado a livros e cadernos. Quando ganhei meu primeiro computador, gostava muito de usar a internet para pesquisar, para descobrir novas coisas, sempre fui muito curioso”, contou.

O programa

Por meio do projeto, Leandro se inscreveu em um Programa Jovens Embaixadores da Missão Diplomática dos Estados Unidos e foi um dos 50 jovens brasileiros selecionados e o único de Mato Grosso.

Durante a viagem, o estudante deve ir à Washington participar de workshops e projetos voluntários.

“Também vamos visitar órgãos governamentais para que possamos construir uma nova visão e trazer alguma bagagem para ser aplicada na nossa comunidade. O estudo proporciona muitas oportunidades”, afirmou.

Leandro pretende ajudar as pessoas que moram comunidade por meio de projetos sociais. Ele afirmou que vai aproveitar a oportunidade para tentar levar o inglês para a região de Poxoréu.

“Quero que tenham a mesma oportunidade que estou tendo. Para isso, vou levar o inglês ou outro programa que possa beneficiá-las”, ressaltou.

Fonte: Da redação (fonte: G1)

Top News