Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 29/04/2019 as 10:00am

Estuprador condenado no Brasil é preso em Brockton

Flávio Andrade Prado Jr. fugiu da cadeia e vivia ilegalmente nos Estados Unidos.

Estuprador condenado no Brasil é preso em Brockton Flávio Andrade Prado residia em Brockton.

Um estuprador condenado que escapou de uma prisão no Brasil e vivia ilegalmente em Brockton (Massachusetts) há vários anos foi levado sob custódia, de acordo com informações das autoridades. O Departamento de Polícia local auxiliou os agentes do Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE, sigla em inglês) e o Homeland Security na prisão de um homem de 40 anos de idade na manhã de quinta-feira, dia 25.

De acordo com a polícia, eles foram inicialmente contatados no começo do mês por um agente do HS sobre um fugitivo que morava na cidade.

Após o contato, os detetives iniciaram uma investigação e conseguiram determinar um local para encontrar o procurado, na Copeland Street, onde ele vivia. A polícia relatou que o homem, identificado como Flávio Andrade Prado Jr., foi preso no Brasil por acusações de estupro em abril de 2002 e posteriormente condenado. Ele escapou da prisão em maio de 2008 e é procurado desde então.

"Para prendê-lo, foi necessária a cooperação de dois policiais do departamento de polícia de Brockton que ajudaram o ICE a localizá-lo e fazer a prisão", disse o prefeito Bill Carpenter ao The Enterprise.

“No dia 25 de abril, os agentes especiais e agentes do ICE e da HS prenderam Flávio Andrade Prado Jr., cidadão do Brasil, que está ilegalmente nos Estados Unidos, em uma residência na cidade Brockton. a princípio ele foi preso por violações das leis de imigração”, disse John Mohan, porta-voz do ICE, em um comunicado. “Ele também é procurado pelas autoridades brasileiras por acusações criminais. Prado será mantido sob custódia do ICE, pendente de processo de remoção”.

O prefeito ressaltou que a cooperação policiail local não seria possível sob a proposta de lei do Comitê de Decisões da Câmara Municipal, co-patrocinado pelos vereadores Moises Rodrigues e Jean Bradley Derenoncourt, a qual torna a cidade como um “santuário para iomigrantes”. O prefeito prometeu vetar a lei, pois ela proibe os policiais de ajudar autoridades federais a capturar imigrantes perigosos.

Defensores dizem que o objetivo do projeto é amenizar os temores entre os imigrantes indocumentados da cidade, prometendo que a força policial e o Departamento Escolar não os reportarão às autoridades federais para uma possível deportação. “O decreto, chamado Brockton United, não é uma lei municipal que torna a cidade em santuário. Ele foi descaracterizado como tal pelo prefeito”, disse Derenoncourt.

“O principal objetivo desta lei é aumentar a confiança entre as autoridades locais e os residentes. A portaria não afeta o que já é lei, ou seja, se alguém cometer um crime, não importa quem seja, ele enfrentará acusações”, continuou.

Mas Carpenter e outras autoridades da cidade expressaram preocupação pelo fato de que a lei permitiria que criminosos que estão ilegalmente nos EUA continuem residindo em Brockton. “Se a lei municipal do santuário fosse promulgada, a polícia seria proibida de ajudar o ICE e garantir a prisão deste imigrante que cometeu um grave crime em seu país de origem. Esse é um cara que foi acusado de estupro e fugiu de uma prisão no Brasil, e acabou morando em Brockton”, disse Carpenter. “Minha responsabilidade número um é a segurança pública”.

O chefe de polícia John Crowley disse que a cooperação entre seu departamento e as autoridades federais foi fundamental para prender o suspeito. Carpenter disse que teme que mais pessoas como Prado escolham Brockton para morar se a lei entrar em vigor. "Este indivíduo buscou refúgio em nossa cidade", disse.

Flávio é natural de Poço Fundo, em Minas Gerais. Ele cumpria pena por estupro de uma jovem em 18 de dezembro de 2004. O caso corre em segredo de Justiça.

Fonte: Redação Braziliantimes

Top News