Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 28/01/2020 as 4:00pm

Barragem em município capixaba não oferece risco, diz empresa

Alerta foi dado pelas redes sociais, mas inspeção descartou emergência

Barragem em município capixaba não oferece risco, diz empresa Barragem em município capixaba não oferece risco, diz empresa.

Após inspeção, a empresa Statkraft concluiu que a barragem Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Francisco Gros, em Alegre (ES), não oferece risco. A suspeita de rompimento diante do alto volume de água ocasionado pelas fortes chuvas na região fez a prefeitura acionar um plano emergencial, retirando moradores de casa no sábado(25).

Segundo a avaliação, não há risco iminente da estrutura se romper. Com isso, o estado de emergência deflagrado foi reduzido para uma situação de alerta. A recomendação da companhia foi que, diante deste quadro, os moradores não necessitam permanecer fora de suas residências e podem retornar.

O alerta vermelho foi soado no sábado à tarde. A administração municipal utilizou perfis nas redes sociais para orientar os moradores a saírem de casa até a conclusão da inspeção pela empresa que administra a barragem.

Segundo a Statkraft, um monitoramento será mantido para verificar um eventual retorno a uma situação de emergência. “Caso as condições hidrológicas voltem a níveis excepcionais e novas inspeções indicarem anomalias, o estado de emergência poderá ser revisto”, avisou a empresa, em nota.

Alegre fica a 200 quilômetros da capital do estado, Vitória. O Espírito Santo, assim como Minas Gerais, vem sendo castigado por chuvas neste mês. Em razão dos temporais, a Defesa Civil decretou estado de alerta. Ao todo, o número de desabrigados e desalojados no estado passa dos 10 mil.

Fonte: Jonas Valente - Agência Brasil Brasília.

Top News