Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 28/11/2020 as 9:30am

De renome internacional, morre, aos 55 anos, o fotojornalista Marcelo Sayão

O profissional carioca registrou mais de 30 mil imagens no Brasil e no mundo ao longo de sua carreira, iniciada na década de 80

Morreu, nesta quinta-feira (26), o fotógrafo Marcelo Sayão, aos 55 anos. Ele teria sido vítima de uma queda na rua, que provocou traumatismo craniano, postou no Facebook o jornalista Alexandre Medeiros e também postada no website da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), com sede no Rio de Janeiro (RJ). A informação foi confirmada pela Agência EFE, da qual ele era coordenador de fotografia. Em 2001, Sayão foi vencedor do Prêmio Rei de Espanha de Jornalismo com uma imagem publicada na capa do jornal O Globo. 

Ele iniciou a carreira fotojornalística nos anos 80, no Rio Grande do Norte, onde passou parte da juventude. Anos depois, retornou ao Rio de Janeiro, onde nasceu, e trabalhou nos jornais Última Hora, O Dia, Jornal do Brasil e O GLOBO, antes de chegar à agência de notícias Efe. Ele foi responsável pela criação do serviço de fotografia da Efe no Brasil, do qual era coordenador desde 2003. Ao longo desses anos, registrou mais de 30 mil imagens no Brasil e no mundo.

Atuando na Efe, Sayão cobriu as Copas do Mundo de 2006, na Alemanha, e 2014, no Brasil, e também nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016. Na América do Sul, atuou, entre outros eventos, a posse de Evo Morales como presidente da Bolívia, em 2005, e várias edições da Copa América, de Jogos Pan-Americanos e Cúpulas Ibero-Americanas e do Mercosul.


Reconhecimento internacional:

Sayão fez nome internacionalmente ao ganhar o Prémio Rei de Espanha de Jornalismo na categoria de fotografia em 2001, por uma imagem publicada na capa de O Globo em 21 de outubro de 2000 que mostra um policial militar que estava em um orelhão sendo acuado por moradoras do morro da Providência, uma delas ameaçando arremessar um tijolo em sua direção. O episódio aconteceu em um dia de protestos contra uma operação policial na comunidade.

A sensibilidade social e o compromisso do fotógrafo com a informação verídica o levaram a realizar várias coberturas de alto risco, como a da ocupação do Complexo do Alemão por militares, em 2010.
Entre as últimas grandes coberturas que coordenou, destacam-se a ascensão ao poder de Jair Bolsonaro (2018), a tragédia de Brumadinho (2019), a Copa América de 2019, os incêndios na Amazônia naquele mesmo ano e a crise do coronavírus em 2020.

O corpo de Sayão, que era pai de 3 filhos, foi cremado na sexta-feira )27) no cemitério do Caju, na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro (RJ).


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Liberty Mutual Group- é uma empresa norte-americana do ramo de seguros. Entre os seguros oferecidos estão automotivo, casa, vida, moto, barco, joias, pet, etc. Gabriela Murray, agente licenciada. Tel: (978) 831-8752, em Framingham (MA).

Plano de saúde para idosos- Já pensou em não pagar nada por uma consulta médica? Ou por tratamentos dentários e oculistas? Isso é possível, com o Senior Whole Health (HmO SMP), um plano de saúde Medicare Advantage para idosos com mais de 65 anos de idade que tenham o MassHealth Standard. Tel (888) 566-3526 (TTY 711)

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Top News