Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 11/12/2020 as 2:00pm

Pela 2ª vez, Forbes inclui brasileira entre as 100 mulheres mais poderosas do mundo

Andrea Marques de Almeida, diretora da Petrobras, ocupa a 77ª posição na lista pelo 2º ano consecutivo

Pela 2ª vez, Forbes inclui brasileira entre as 100 mulheres mais poderosas do mundo Andrea Marques de Almeida é formada em Engenharia de Produção, com MBA em finanças e em gestão e atuou durante 25 anos na mineradora Vale do

A diretora executiva de Finanças e Relacionamento com Investidores da Petrobras, Andrea Marques de Almeida, ocupa a 77ª posição entre as 100 mulheres mais poderosas do mundo, de acordo com lista divulgada na terça-feira (8) pela revista norte-americana Forbes. Andrea é a única brasileira na lista, pelo 2º ano consecutivo.

A lista é liderada pela chanceler da Alemanha, Angela Merkel. A ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, encerra a lista da Forbes, que traz também a vice-presidente eleita dos EUA, Kamala Harris, na 3ª posição, atrás da chefe do Banco Central Europeu, a francesa Christine Lagarde. Esta é a 17ª lista elaborada pela revista Forbes. Angela Merkel aparece em 1º lugar pelo 10º ano consecutivo.

Andrea é formada em Engenharia de Produção, com MBA em finanças e em gestão e atuou durante 25 anos na mineradora Vale do Rio Doce, antes de ser eleita pelo Conselho de Administração da Petrobras, em abril de 2019, para a Diretoria Executiva de Finanças e RI da Petrobrás. Entre 2015 e 2018, atuou como executiva financeira (CFO) da Vale Canadá em Toronto, ocupando depois o cargo de gerente executiva de Tesouraria Global da Vale.

Recuperação financeira:

Segundo a Forbes, na Diretoria de Finanças, Andrea Marques de Almeida anunciou, em 2019, o programa de venda de ativos da Petrobras, que prevê arrecadar em torno de US$ 20 bilhões para a companhia.

Indagada sobre sua ida para a Petrobras, Andrea disse imaginar que encerraria a carreira na Vale, onde atuou durante 25 anos, quando surgiu o convite para assumir o cargo de CFO da Petrobras. Com sua formação em finanças, Andrea disse acreditar que poderia colaborar para a empresa atingir o objetivo de ser mais competitiva, reduzir a dívida, estar mais preparada para o mercado de óleo e gás e pronta para competir com custo de capital menor. 

“Tudo que vinha sendo feito na Petrobras era muito sólido. E, de fato, eu já sou apaixonada pela empresa”, afirmou.

Almeida destacou que a área de relações com investidores é, para ela, um mundo novo.
“Além de a agenda ser muito positiva, temos que construí-la com transparência e credibilidade para o investidor. Queremos ser realistas e entregar tudo que prometemos. É muito legal fazer parte dessa transformação que está acontecendo na empresa”, explicou.

Segundo a Forbes, as mulheres que integram a 17ª lista anual das 100 mais poderosas do mundo vêm de 30 países e incluem dez chefes de estado, 38 CEOs e cinco celebridades.

As dez mais poderosas do mundo são, pela ordem: Angela Merkel, chanceler da Alemanha; Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu; Kamala Harris, vice-presidente eleita dos EUA, Ursula von der Leyen, alemã, presidente da Comissão Europeia; Melinda Gates, americana, copresidente da Fundação Bill e Melinda Gates; Mary Barra, americana, diretora executiva da General Motors; Nancy Pelosi, americana, presidente da Câmara dos Deputados dos EUA; Ana Patricia Botín, espanhola, presidente do Conselho de Administração do Santander; Abigail Johnson, americana, diretora executiva da Fidelity Investments; Gail Boudreaux, americana, diretora executiva da empresa de seguros Anthem.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ALPHA DENTAL- Fazemos canal, coroa, implantes, dentaduras, tratamentos cosméticos e muito mais. Estamos localizados no 701 Broadway, Somerville (MA). Tel: 617-764-1454

BACC TRAVEL- Oferecemos as melhores opções de viagem saindo de vários pontos e conexões em todas as cidades dos EUA. Estamos localizados no 362 Somerville Ave., Somerville (MA). Tel: 617-629-2222

L & B Agency- A equipe da L&B Agency, LLC, oferece serviços altamente profissionais por um preço sem comparação. Entre os trabalhos oferecidos estão contabilidade, imposto de renda individual e empresarial, notário público, aberturas de empresas, entre outros. Ligue para (617) 651-0719, e fale com Letícia, ou (617) 908-8186, e fale com Bárbara.

Top News