Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 19/12/2020 as 10:30am

Estudo: Dinossauro exótico, do tamanho de uma galinha, é descoberto no Brasil

Cientistas estrangeiros calculam que o "Ubirajara jubatus" tenha vivido há cerca de 110 milhões de anos no que hoje é a parte nordeste do país

Os paleontólogos estrangeiros descobriram uma espécie de dinossauro recentemente identificada, chamada "Ubirajara jubatus", que se acredita ter vivido há cerca de 110 milhões de anos no que hoje é a parte nordeste do Brasil. O dinossauro do tamanho de uma galinha tem características "incomuns", incluindo uma longa juba de cabelo nas costas e estruturas rígidas em forma de fita que se projetam de seus ombros.

A equipe do Museu Estadual de História Natural em Karlsruhe, Alemanha, que encontrou o fóssil, suspeita que as estruturas em forma de fita foram usadas para atrair parceiros em potencial ou para intimidar inimigos. Os paleontólogos ficaram surpresos ao descobrir uma nova espécie de dinossauro com uma longa juba de cabelo caindo nas costas e estruturas rígidas em forma de fita projetando-se de seus ombros.

Acredita-se que o dinossauro, chamado Ubirajara jubatus, tenha vivido há cerca de 110 milhões de anos no nordeste do Brasil. Seus fósseis foram descobertos por uma equipe do Museu Estadual de História Natural em Karlsruhe, Alemanha, examinando placas de calcário coletadas no Brasil. Suas descobertas foram publicadas esta semana na revista científica Cretaceous Research.

Os pesquisadores descobriram que o dinossauro tinha dois pés e media cerca de 50 cm (19 polegadas) de comprimento, que é aproximadamente do tamanho de uma galinha. Embora seja impossível saber pelo fóssil, o Ubirajara também pode ter sido colorido, dizem os pesquisadores.

Mas são suas outras características que o destacam. De acordo com o estudo, o dinossauro também possuía duas estruturas em forma de fita que se projetavam de cada ombro. As projeções de 15 centímetros de comprimento provavelmente eram feitas de queratina, a mesma substância que compõe o cabelo e as unhas.

"As fitas que parecem sair dos ombros não se parecem com nada que eu tenha visto na natureza antes", disse David Martill, professor de paleobiologia da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, que ajudou a publicar o estudo, de acordo com a Reuters.

Os pesquisadores suspeitam que as estruturas em forma de fita foram possivelmente usadas para atrair parceiros em potencial ou intimidar inimigos. Os restos mortais também mostraram uma espessa juba bem preservada descendo pelas costas do dinossauro, medindo 11 centímetros (4 polegadas) de comprimento.

Embora possa ter se parecido com cabelo, os pesquisadores acreditam que pode ter sido uma forma rudimentar de penas, chamadas proto-penas.

"Provavelmente à distância, parecia peludo em vez de emplumado", disse Martill, de acordo com a Reuters. "Provavelmente, ele tinha proto-penas semelhantes a cabelos em grande parte de seu corpo, mas elas só são preservadas ao longo do pescoço, costas e braços. As do dorso são muito longas e dão a ele uma espécie de juba que é exclusiva dos dinossauros".

Os pássaros evoluíram de pequenos dinossauros com penas chamados terópodes que viveram no período Jurássico (cerca de 165-150 milhões de anos atrás). “Existem muitos outros dinossauros estranhos, mas este é diferente de qualquer um deles”, acrescentou Martill.

Top News