Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 9/01/2021 as 6:00pm

Curta-metragem brasileiro "Umbrella" tenta conquistar o Oscar

A produção independente ficará disponível online até dia 21 de janeiro no YouTube

Curta-metragem brasileiro Caso o curta-metragem, produzido de maneira independente, seja selecionado, será a 1ª produção brasileira indicada para o Oscar na categoria

Um curta-metragem de animação brasileiro está à disposição dos membros da Academia de Hollywood, na Califórnia, para apreciação e votação: trata-se de Umbrella, de Helena Hilário e Mario Pece, que entra nesta quinta-feira (7), no canal do YouTube da Stratostorm, o estúdio de produção da dupla. O filme fica disponível online até o dia 21 de janeiro. Caso o curta, produzido de maneira independente, seja selecionado, será a 1ª produção brasileira indicada para o Oscar na categoria. A notícia foi publicada no jornal O Estado de S. Paulo.

Em 8 minutos e clima de melodrama, a animação acompanha Joseph, um garotinho num orfanato. A chegada repentina de uma família, mãe e filha, com uma caixa de brinquedos para doação, e um guarda-chuva amarelo, chave da história de Joseph, vai revelar o sofrido passado familiar do menino. 

O roteiro, assinado pelos diretores, é inspirado numa história real, vivida pela irmã de Helena em Palmas (PR). Ela foi até um orfanato fazer uma doação e um garoto lhe contou uma história similar à do filme. "Meu sobrinho na época tinha quase a mesma idade do garoto no orfanato, e aquilo esmagou nosso coração", conta Helena, de Los Angeles (CA), onde a produtora também tem um estúdio. O projeto começou a ser desenvolvido em 2011. 

"Eu falava muito com o Mario e com a minha irmã sobre como existem coisas que a gente não dá valor, mas que para os outros representam tanto e de uma forma tão dura. Logo em seguida, dias depois, a gente colocou no papel. Nunca tinha escrito um roteiro, mas foi com tanta verdade e com tantas lágrimas que saiu rápido. Queríamos contar com empatia, fazer as pessoas olharem para o próximo", disse ela.

Vinda do mercado da publicidade e do audiovisual sempre com um pé na pós-produção e nos efeitos visuais, a dupla sabia desde o início que o filme, o primeiro autoral de ampla divulgação, seria em formato de animação. O planejamento para lançar o filme de forma independente e autofinanciada começou em 2016, e a produção em si, em 2018. Umbrella foi concluído em dezembro de 2019, estreou no prestigioso Festival de Cinema de Tribeca, de Nova York, e esteve na seleção de outros 19 festivais, entre eles o Cinequest (do Vale do Silício), Chicago International Film Festival, Calgary International Film Festival e o Animayo (da Espanha), todos realizados de maneira digital ao longo do ano passado. A seleção diversa cria expectativas para o Oscar, a Academia divulga uma pré-lista de algumas categorias no dia 9 de fevereiro, e os indicados saem no dia 15 de março. A cerimônia está marcada para 25 de abril.

"Somos o único curta brasileiro qualificado para os membros da Academia", explica Helena. "Como toda a produção do filme, estamos numa campanha independente, mas acredito que existem chances por ser de um país como o Brasil, que nunca teve uma indicação nessa categoria. Sempre são indicados filmes independentes e de estúdio", diz a diretora, citando Alê Abreu, de O Menino e o Mundo (indicado em 2016 para melhor longa de animação), e Carlos Saldanha como artistas brasileiros que abriram os olhos de Hollywood para a animação nacional nos últimos anos.

"A gente sempre foi muito pé no chão, olhando para o nosso próprio quintal", conta Helena.
A equipe inicial tinha apenas a dupla de diretores e mais 3 artistas, e ao longo do tempo outros profissionais foram emprestando seu talento, como por exemplo Victor Hugo Queiroz, que trabalhou no Moana (2016), da Disney. Em Umbrella, o supervisor de computação gráfica é Alan Prado e a direção de arte ficou por conta de Dhiego Guimarães. 

"A empatia que queríamos passar com o filme foi contagiando as pessoas", relatou a diretora.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

BACC TRAVEL- Oferecemos as melhores opções de viagem saindo de vários pontos e conexões em todas as cidades dos EUA. Estamos localizados no 362 Somerville Ave., Somerville (MA). Tel: 617-629-2222

OMNI DENTIX- Dentista para adultos e crianças. Aceitamos todos os planos, inclusive o Masshealth. Especial para novos pacientes. $49 (limpeza e raio X). Estamos localizado  no 289 Middlesex Ave., Medford (MA). Ligue: (781) 396-6613.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News