Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 19/01/2021 as 8:00am

Pandemia: Brasil autoriza 2 vacinas Covid-19 para uso emergencial

No domingo (17), a agência reguladora brasileira Anvisa aprovou a vacina Oxford/AstraZeneca e a vacina Coronavac

Pandemia: Brasil autoriza 2 vacinas Covid-19 para uso emergencial O Brasil é o país mais atingido pela Covid-19 na América Latina. A nação registrou mais de 8 milhões de casos e mais de 200 mil mortes por coronavírus

Em meio a um ressurgimento devastador do coronavírus em partes do Brasil, as autoridades federais de saúde finalmente votaram para autorizar duas vacinas para uso emergencial. No domingo (17), a agência reguladora brasileira Anvisa aprovou a vacina Oxford/AstraZeneca e a vacina Coronavac. Minutos depois, Mônica Calazans, enfermeira no centro de São Paulo (SP), foi a primeira brasileira a ser vacinada. Calazans, que tem alto risco de complicações com Covid-19 e trabalha em uma UTI que está com 90% da capacidade ou mais desde abril, se emocionou antes de receber a injeção de Coronavac.

“Você não entende o que isso significa para mim”, disse ela ao governador do estado de São Paulo, João Doria.

O Brasil é o país mais atingido pela Covid-19 na América Latina. A nação registrou mais de 8 milhões de casos e mais de 200 mil mortes por coronavírus. Embora vários de seus países vizinhos já tenham aprovado vacinas para uso, o Brasil parece estar atrasado, apesar de seu renomado histórico de saúde pública e vacinação.

O Coronavac, desenvolvido pela empresa chinesa Sinovac, já está autorizado para uso de 6 milhões de doses importadas. O Instituto Butantan, sediado no estado de São Paulo, realizou os ensaios clínicos de Fase III da vacina. O Butantan também produzirá doses futuras.

No entanto, Coronavac apresentou uma baixa taxa de eficácia média de 50,4%, ou seja, pouco acima do mínimo de 50% estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O índice, que fica bem abaixo dos 78% anunciados anteriormente, levantou dúvidas sobre a veracidade dos dados e alimentou o ceticismo sobre a aparente falta de transparência em relação às vacinas chinesas.

O relatório técnico da ANVISA dando sinal verde a Coronavac enfatizou que a agência também levou em consideração a urgência dos casos de Covid-19 registrados no Brasil e "a ausência de alternativas terapêuticas".

O órgão também recomendou que a vacina fosse mais monitorada, observando que o Instituto Butantan não havia fornecido dados importantes de seu estudo de Fase III, como a duração da proteção fornecida pela vacina e seu efeito em idosos, com comorbidades e outros grupos de pacientes.

Doria prometeu disponibilizar as vacinas desenvolvidas no estado ao Ministério da Saúde do Brasil para distribuição nacional.

"Hoje é o dia V. É o dia da vacina, é o dia da verdade, é o dia da vitória, é o dia da vida", disse ele em entrevista coletiva após a aprovação das vacinas. O Governador apontou para a relutância do Ministro da Saúde Eduardo Pazuello em se comprometer com uma data de início para as vacinações em todo o país, que ele disse que começaria "no Dia D e na hora H".

A vacina Oxford/AstraZeneca, que apresentou eficácia média de 70,4% em ensaios preliminares de Fase III, também foi aprovada para uso de 2 milhões de doses, que serão importadas do Instituto Indiano de Soro pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

GARDINI LAW- Determinados a vencer. Você tem direitos. Imigração. Criminal. Trabalhista. Acidentes de carro. Estamos localizados em Someville e Waltham. Tel: 855-337-8440.

ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News