Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 16/04/2021 as 10:00pm

"Guru bolsonarista" é internado nos EUA

O jornalista Olavo de Carvalho atualmente mora em Richmond (VA)

O paulista Olavo Luiz Pimentel de Carvalho é um ensaísta brasileiro, influenciador digital e ideólogo que foi jornalista e astrólogo

Olavo de Carvalho, natural de Campinas (SP), escritor e conhecido por ser o guru bolsonarista, foi hospitalizado após apresentar problemas respiratórios. A intenção foi informada pela equipe dele através do canal no Telegram. Em fevereiro deste ano, Olavo passou alguns dias hospitalizado por causa de uma pneumonia.

O escritor tem 73 anos de idade e atualmente mora em Richmond, no estado da Virgínia.
Olavo Luiz Pimentel de Carvalho é um ensaísta brasileiro, influenciador digital e ideólogo que foi jornalista e astrólogo. Autoproclamado filósofo, é considerado um representante do conservadorismo no Brasil. Desde 2005, ele vive em Richmond, Virgínia.

Carvalho alega ter sido militante filiado ao Partido Comunista Brasileiro em sua juventude, de 1966 a 1968 e opositor da ditadura militar brasileira, tornando-se anticomunista posteriormente. Ele é apontado como o responsável pelo surgimento da Nova Direita brasileira e considerado guru do presidente da República Jair Bolsonaro, o que Carvalho rejeita.

Olavo trabalhou como jornalista em veículos como Folha de S.Paulo, Planeta, Bravo!, Primeira Leitura, Jornal do Brasil, Jornal da Tarde, O Globo, Época, Zero Hora e Diário do Comércio. Como astrólogo, colaborou no primeiro curso de extensão universitária em astrologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 1979, oferecido a formandos em psicologia. Como escritor, seu primeiro livro é de 1980, intitulado A Imagem do Homem na Astrologia. Em 2013 lançou O Mínimo que Você Precisa Saber para não Ser um Idiota. Outros livros seus são O Jardim das Aflições (1995), O Imbecil Coletivo (1996), dentre outros.

Fontes apontam que a atuação de Carvalho como polemista é caracterizada pela recusa ao discurso politicamente correto e pela presença de ataques ad hominem e termos chulos. Diversas publicações indicaram que os livros e artigos de Carvalho divulgam teorias conspiratórias e informações incorretas, e apontam também que Carvalho fomenta discursos de ódio e anti-intelectualistas. Crítico da modernidade, demonstra interesse por filosofia histórica, história dos movimentos revolucionários, tradicionalismo e religião comparada. Seus escritos no campo da filosofia são rejeitados pelos especialistas.

Carvalho mora desde 2005 na área rural do Condado de Dinwiddie, ao sul de Richmond, no estado da Virgínia. Segundo ele, um dos motivos para sua mudança do Brasil para os Estados Unidos foi a chegada do Partido dos Trabalhadores (PT) à Presidência da República no Brasil.
O brasileiro declarou em dezembro de 2009 teria recebido do governo dos EUA o visto de residência após um tempo de espera de aproximadamente 3 anos, ao final do qual passou a residir no país. Olavo afirma que foi agraciado com um visto de "habilidades extraordinárias" (extraordinary ability, no original), concedido pelo governo americano a pessoas com talentos especiais. Segundo o site de notícias Catraca Livre, Carvalho não preenche os requisitos para esse tipo de visto, tampouco já provou alguma vez tê-lo recebido.

Desde que se mudou para os EUA, além da manutenção periódica de seu website com novos artigos e ensaios, Carvalho ministra cursos à distância e presenciais sobre História da Filosofia, bem como promove palestras e conferências. Estes cursos são, para ele, uma forma encontrada para enfrentar o que define como a "morte da alta cultura brasileira". Carvalho é também o presidente de uma organização não governamental (ONG) chamada "Inter-american Institute".

Top News