Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 23/04/2021 as 5:00pm

Caso Henry Borel: Peritos usam estudos internacionais para provar homicídio

Os especialistas da Polícia Civil também se basearam no livro "Child abuse: medical diagnosis and management" (LASKEY & SIROTNAK, 2009)

Caso Henry Borel: Peritos usam estudos internacionais para provar homicídio Os especialistas usaram 4 estudos internacionais para provar que as 23 lesões encontradas no corpo de Henry Borel não podem ter sido causadas por queda acidental

Os 8 peritos criminais que assinam o laudo da reprodução simulada de Henry Borel Medeiros, de apenas 4 anos, natural do Rio de Janeiro (RJ), usaram 4 estudos internacionais para provar que as 23 lesões encontradas no corpo da criança não podem ter sido causadas por queda decorrente de acidente doméstico. Essa versão havia sido contada pela mãe de Henry, Monique Medeiros, e o padrasto da vítima, o vereador Jairo Souza Santos Júnior, presos por suspeita de homicídio. As informações são do jornal O Dia, com sede na capital fluminense.

Através da análise do laudo, dos depoimentos e das pesquisas, os especialistas concluíram, com convicção, que todos ferimentos citados na necropsia "apresentavam características condizentes com aquelas produzidas mediante ação violenta (homicídio)", de acordo com o documento que O DIA teve acesso. Eles ainda afirmam, no laudo, que o crime aconteceu no interior do apartamento de Jairinho, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, entre 11:30 pm em 7 de março e 3:30 am do dia 8.

O artigo "Pediatric short-distance household falls: biomechanics and associated injury severity" (Quedas domiciliares pediátricas de curta distância: biomecânica e gravidade da lesão associada) (THOMPSON et al., 2011), concluiu, por exemplo, que crianças de 0 a 4 anos envolvidas em queda domiciliar de curta distância, como foi sugerido por Monique Medeiros e Jairinho, não sofreram ferimentos com risco à vida. O estudo ainda afirma que, durante a pesquisa, nenhuma criança nessa faixa etária apresentou ferimentos moderados ou graves em múltiplas regiões do corpo.

"Os autores ressaltaram que as quedas domiciliares de curta distância constituem uma ocorrência comum em crianças; porém, histórias falsas fornecidas pelos cuidadores são igualmente recorrentes na tentativa de ocultar traumas abusivos", destacaram os peritos.
O laudo de necropsia de Henry apontou que a causa da morte do menino foi uma laceração hepática. Entretanto, de acordo com a pesquisa "Pediatric non accidental abdominal trauma: what the radiologist should know" (Trauma abdominal pediátrico não acidental: o que o radiologista deve saber) (SHEYBANI et al., 2014), lesão abdominal em trauma não acidental é uma causa reconhecida de hospitalização em crianças maltratadas e que as mesmas são frequentemente graves.

"Em comparação com o trauma acidental, as lesões por trauma não acidental resultam em maiores taxas de laparotomia exploradora e a um aumento de 6 vezes na possibilidade de morte", informa o artigo.

Na reprodução simulada realizada no apartamento, os peritos constataram que a maior altura que Henry poderia ter caído da cama, caso tivesse sofrido um acidente doméstico enquanto dormia, era de 104 centímetros, se ele tivesse tropeçado no ponto mais alto da poltrona que o escorava para ele não cair da cama. Os peritos ainda fizeram a medição de todos os outros pontos do quarto e observaram que a maior altura que Henry poderia ter caído era 2,07 metros, do ponto mais alto de uma estante modular.

"Em nenhum desses casos seriam produzidas múltiplas lesões dispersas (externas e internas) em diferentes regiões do corpo do menino (frente e verso)", concluíram os peritos no laudo.
A análise dos especialistas é endossada pelo artigo "Distinguir abdominal infligido versus acidental lesões em crianças pequenas" (Distinguir abdominal infligido versus acidental lesões em crianças pequenas) (WOOD et al., 2005).

O estudo comparou as distintas lesões presentes em 121 crianças menores de 6 anos com trauma abdominal causado por acidente de alta velocidade, baixa velocidade e lesão infligida.
"Lesões acidentais foram definidas como de alta velocidade (acidente de veículo motorizado ou queda maior que 3 metros) ou de baixa velocidade (trauma doméstico, acidente de bicicleta ou queda menor que três metros). O trauma infligido foi definido como uma variedade de lesões inexplicáveis, confissões de um perpetrador ou revelação da vítima. (...) foi possível concluir que aquelas com lesões abdominais infligidas têm maior probabilidade de sofrer lesões mais graves, múltiplas lesões", destacaram os peritos.

Os peritos da Polícia Civil se basearam no livro "Child abuse: medical diagnosis and management" (Abuso Infantil: diagnóstico médico e gestão) (LASKEY & SIROTNAK, 2009), para concluir que "as quedas são frequentemente um mecanismo de lesão relatado, mas quedas domésticas curtas é uma causa improvável de trauma abdominal significativo".

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

TABRIZZI DENTAL MALDEN- Dentistas e higienistas brasileiros, no centro de Malden. Promoção especial para novos pacientes: Limpeza + Raio X + Consulta com dentista + Plano de tratamento por apenas: $120. Venha nos visitar: 389 Main Street, suite 104, Malden (MA). (781) 397-9400

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

EXCURSÕES- Se você quer conhecer os pontos turísticos mais lindos e importantes dos Estados Unidos, entre em contato com a Dani Deghi Tour. Você será acompanhado por um guia que falará o seu idioma. Para mais informações, ligue no telefone (848) 863-7770.

Top News