Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 4/07/2021 as 10:00am

ONU cita mortes de João Pedro e Luana Barbosa como exemplos de racismo no Brasil

O caso João Pedro, em São Gonçalo (RJ), e o de Luana Barbosa, em Ribeirão Preto (SP), entraram na lista sobre discriminação racial nas instituições de segurança e justiça

A Organização das Nações Unidas (ONU), com sede em Manhattan (NY), publicou, na segunda-feira (28), um relatório sobre racismo em instituições de polícia e Justiça. Entre os 7 exemplos citados, 2 são brasileiros: O caso João Pedro, ocorrido na cidade de São Gonçalo (RJ) e o de Luana Barbosa, em Ribeirão Preto (SP). O relatório, assinado pela alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, relata os casos de João Pedro e Luana como exemplos da forma que investigações, processos, julgamentos e decisões não levam em conta as questões de discriminação racial nas instituições de segurança e justiça.

Além dos 2 brasileiros, o documento citou os episódios que levaram à morte de George Floyd e Breonna Taylor, ambos ocorridos nos EUA, além de mais outros 3 processos no Reino Unido, Colômbia e França.

No relatório, o Alto Comissariado da ONU analisou cerca de 190 casos de pessoas africanas e afro-americanas que acabaram morrendo após entrarem em contato com forças policiais e constatou que na "maior parte dos casos examinados a vítima não oferecia ameaça de morte ou lesões severas que justificassem a aplicação do nível de força utilizado".

Com exceção do caso de George Floyd, nenhum dos episódios tiveram seus autores esclarecidos e responsabilizados pelos atos de violência. O relatório alerta para a necessidade "longamente procrastinada de enfrentar os legados da escravidão, do comércio transatlântico de escravos africanos e do colonialismo, além de procurar uma justiça reparadora".

Para Bachelet, o racismo sistêmico resultou na marginalização econômica e politica, sem acesso à educação ou a atendimento de saúde de qualidade, ou sem uma representação adequada na sociedade, da população de origem ou de ascendência africana. Com isso, o relatório pede que os países adotem um conjunto de planos de respostas frente a esse problema.

 

. Mortes no Brasil:

Em 2016, Luana Barbosa, mãe de um filho adolescente, sofreu graves lesões durante uma abordagem de 3 policiais militares, em Ribeirão Preto (SP). A gravidade dos ferimentos provocou a morte de Luana, segundo apontou a defesa da família. Em fevereiro de 2020, a Justiça determinou que os réus fossem julgados. Apesar da decisão, as defesas dos agentes recorreram e a data do julgamento ainda não foi decidida.


 

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

I do My Finances- organize facilmente suas finanças pessoais. Crie estimativas futuras para suas economias. Controle suas informações financeiras do dia-a-dia. Acompanhe seu planejamento pessoal. Tenha 30 dias grátis agora. Acesse: www.idomyfinances.com

Top News