Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 27/07/2021 as 10:00pm

Brasil com respeito à energia solar

Existem muitos benefícios para o meio ambiente com a energia solar e todos os tipos de técnicas para aproveitar essa energia do sol. Mas o ponto principal é que a energia solar é energia limpa.

Texto: Maeve Singer

O uso e a captura de qualquer energia do sol que é convertida em energia térmica ou elétrica é chamada de energia solar. A energia pode ser gerada para uso doméstico, comercial ou industrial por meio da tecnologia solar, incluindo os comumente conhecidos painéis solares.

Em geral, a energia solar tem um efeito positivo sobre o meio ambiente quando é utilizada como alternativa sustentável a outras fontes de energia. A energia solar leva a usos de energia mais independentes e ecológicos.

Existem muitos benefícios para o meio ambiente com a energia solar e todos os tipos de técnicas para aproveitar essa energia do sol. Mas o ponto principal é que a energia solar é energia limpa. Muitas outras fontes de combustível e energia criam poluição do ar na forma de fumaça, poluentes ou apenas ar sujo, que não só é prejudicial ao meio ambiente, mas também à saúde humana.

A energia solar gera energia que não contribui para a poluição do ar. Além disso, a energia solar é um tipo de energia renovável que não requer água. Isso pode levar a um esforço maior para economizar água.

Um esforço maior para usar a energia solar reduziria a necessidade de fontes de energia não renováveis, como os combustíveis fósseis, e melhoraria o escopo do futuro da humanidade a longo prazo no que diz respeito à saúde e ao consumo de energia.

Em 2019, a energia solar representava apenas 2% da eletricidade global, mas mesmo em comparação com outras fontes de energia renováveis, a energia solar deve estar na vanguarda da captação de energia sustentável. As técnicas de energia solar estão crescendo rapidamente e, mesmo com apenas um painel solar no telhado, ajuda a conservar a água e não libera dióxido de carbono ou poluição do ar.

O mercado brasileiro de energia solar vem crescendo nos últimos anos. Foi o maior mercado de energia solar da América do Sul, contribuindo com mais de 42% da produção total de energia solar. Nos próximos anos, os projetos de energia solar fotovoltaica devem aumentar rapidamente o mercado e crescer com os investimentos em painéis solares.

O governo introduziu a medição líquida, que aumentou significativamente a popularidade da energia solar. Ele promove a energia renovável, ajudando as pessoas a obterem créditos para pagar contas. Se eles vendem eletricidade excedente, recebem incentivos financeiros para isso. O último plano do governo brasileiro deve aumentar o uso de energia solar para 8,6 GW, sendo que era de apenas 2,4 GW em 2019. O Brasil é um dos países-modelo na América do Sul para o desenvolvimento de energias renováveis, e outros deveriam olhar a ele como um guia.

A justiça energética é um pilar da justiça ambiental que garante que todos tenham acesso à energia limpa. Será especialmente importante no futuro próximo, pois o consumo de energia só aumentará para combater a ameaça crescente das mudanças climáticas. Para saber mais sobre justiça energética ou empreendimentos energéticos sustentáveis, venha ao Boston GreenFest 2021 para aprender como fazer com que a justiça energética seja incorporada hoje.

Mais informaçoes, acesse o site www.bostongreenfest.org

 

* Maeve Singer é aluna da Northeastern University em Ciência da Computação e Estudos Ambientais. Ela está estagiando no Boston GreenFest neste verão.

Top News