Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 8/09/2021 as 9:00am

Brasileirinha de 8 anos pode se tornar astrônoma mais jovem a detectar asteroide

Da redação Com apenas oito anos de idade, a pequena Nicole Oliveira vem se destacando no...

Brasileirinha de 8 anos pode se tornar astrônoma mais jovem a detectar asteroide Nicole, seu pai e sua mãe Zilma Oliveira

Da redação

Com apenas oito anos de idade, a pequena Nicole Oliveira vem se destacando no mundo da astronomia. Ela é bicampeã da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a pessoa mais jovem a integrar a International Astronomical Search Collaboration (IASC), programa da National Aeronautics and Space Administration (NASA).

A pequenina também aguarda a avaliação para saber se os sete asteroides descobertos por ela são inéditos. Caso isso se confirme, ela se tornará a mais jovem pessoa a detectar um asteroide.

Nicole, ou Nicolinha como é chamada pelos familiares, sempre teve o sonho de conhecer mais sobre o espaço. Os pais relatam que quando a menina tinha apenas dois anos de idade, perceberam a paixão dela pelo mundo da astronomia.

Quando tinha quatro anos de idade, ela fez um pedido inusitado para seus pais. A menina disse que trocaria todas as suas festas de aniversário por um telescópio. Todos ficaram surpresos, principalmente por ser um equipamento com o valor altíssimo e pelo fato dela não querer desta. “Então, compramos, porque ela ama demais o que e logo decidiu que queria fazer o curso de astronomia”, conta Zilma, a mãer.

Depois disso, a pequena não parou mais e aos seis anos ingressou em um curso de astronomia pelo Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL).

Durante a pandemia, Nicole fundou, com ajuda dos pais, o clube de ciência Nicolinha&Kids, onde ela e outras crianças podem compartilhar seus estudos. Ela também criou em seu canal no YouTube, um programa de entrevistas para discutir o assunto.

A cientista mirim assistia a uma live do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), quando ouviu falar pela primeira vez sobre o programa “Caça-asteroides”, em parceria com a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa). “Pesquisei sobre e vi que precisava de uma equipe, então a mamãe e o papai entraram comigo, fiquei muito feliz, porque queria muito participar”, conta Nicole Oliveira.

Nicolinha participa do projeto desde 2020, sendo o primeiro ano que está em uma equipe junto com seus pais. Neste ano, em maio, com uma equipe formada só por crianças do clube de ciências criado por ela. Ao todo, a pequena divulgadora científica identificou sete asteroides, que se forem confirmados, a tornam a pessoa mais jovem a descobrir um asteroide.

“A pesquisa é toda feita pelo software que a IASC disponibiliza assim conseguimos observar as imagens, todos os que eu descobri já estão em análise preliminar”, explica com orgulho. O processo de reconhecimento é feito pela Nasa, no programa Inter-Agency Standing Committee (Comitê Permanente Interinstitucional, em português) e é um processo que leva até oito anos para ser finalizado. (com informações do Eu Estudante)


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados  no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Seguros- Barato, completo e confiável. Não cobramos entrada para começar o seguro. Cotações grátis e sem compromisso: -Automóvel-Comercial-Aluguel-Residêncial. Gabrielli Lopes, Agente Licenciada: (781) 608-8547- Whats App - (978) 212-9641- Office. Email: insurance@glopes.org

Top News