Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 7/10/2021 as 4:00pm

Consulado em NY explica como agir em casos de falecimento de brasileiros no exterior

Consulado em NY explica como agir em casos de falecimento de brasileiros no exterior

Consulado em NY explica como agir em casos de falecimento de brasileiros no exterior O Consulado frisou que tais providências são de responsabilidade da família do brasileiro falecido

Em caso de emergências graves envolvendo brasileiros, como violência, prisões, óbito e desaparecimentos, as pessoas podem entrar em contato com o Setor de Assistência a Brasileiros do Consulado Geral do Brasil em Nova York de segunda a sexta-feira, de 9:00 am às 5:00 pm, através do tel.: (917) 777-7793. Em qualquer outro horário, inclusive fora do expediente regular do Consulado, ligar para o Plantão Consular.

Vale ressaltar que os contatos acima valem para emergências ocorridas nos estados de Nova York, New Jersey e Pensilvânia, além das Ilhas Bermudas:

Tel.: 1(917) 943-7155 ou 1(646) 403-2676

E-mail: assistencia.novayork@itamaraty.gov.br;

Fax: 1 (212) 827-0225

 

Traslado de corpo ou cinzas para o Brasil:

Por falta de previsão legal, o Consulado-Geral do Brasil em Nova York não dispõe de verba ou autorização para realizar o traslado de restos mortais para o Brasil, nem para providenciar embalsamento, cremação ou sepultamento no exterior. Tais providências são de responsabilidade da família do brasileiro falecido.

No caso de traslado do corpo para o Brasil, as autoridades brasileiras determinam que sejam apresentados os documentos abaixo:

  1. Registro de Óbito expedido por Repartição Consular brasileira;
  2. Certificado de traslado do corpo (Official disposition, removal or transportation permit)
  3. Certificado de Embalsamamento (Certificate of embalming – by US standard methods)
  4. Atestado sanitário emitido pela funerária declarando que a causa da morte não ocorreu em consequência de doença infecto-contagiosa (infectious disease) e que a caixa que recobre a urna funerária está conforme as exigências legais.

Obs.: Em caso de óbito provocado por doença contagiosa, ou passível de quarentena, ou com potencial de infecção comprovada, o corpo deverá estar acondicionado em urna metálica hermeticamente fechada;

Atenção: Todos os documentos citados acima (exceto registro consular de óbito) precisam ser apostilados em agências credenciadas dos EUA.

No caso de cremação, as autoridades brasileiras determinam que sejam apresentados os documentos abaixo:

  1. Registro de Óbito expedido por Repartição Consular brasileira;
  2. Autorização para a Cremação (Cremation permit);
  3. Certificado de Cremação (Cremation certificate);
  4. As autoridades brasileiras requerem igualmente que as cinzas sejam transportadas em urna impermeável e lacrada.

Atenção: Todos os documentos citados acima (exceto registro consular de óbito) precisam ser apostilados em agências credenciadas dos EUA

 

Importante: O Consulado-Geral do Brasil em Nova York não dispõe de verba ou autorização legal para realizar o traslado de restos mortais para o Brasil, nem para providenciar embalsamento, cremação ou sepultamento no exterior. Tais providências são de responsabilidade da família do brasileiro falecido.

A empresa funerária nos Estados Unidos deverá coordenar-se com a funerária no Brasil, que será responsável por todos os procedimentos relativos à entrada e desembarque do corpo no Brasil e à documentação referente ao enterro.

O transporte só poderá ser efetuado após autorização da Administração do Aeroporto de embarque. A funerária contratada deverá obter essa autorização. Mais informações: Resolução ANVISA nº 33/2011

 


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados  no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Seguros- Barato, completo e confiável. Não cobramos entrada para começar o seguro. Cotações grátis e sem compromisso: -Automóvel-Comercial-Aluguel-Residêncial. Gabrielli Lopes, Agente Licenciada: (781) 608-8547- Whats App - (978) 212-9641- Office. Email: insurance@glopes.org

 

Fonte: Leonardo Ferreira

Top News