Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 13/10/2021 as 12:30pm

Coluna Wendel Stein

CRESCE O ABANDONO DE ANIMAIS NO BRASIL             A pandemia causou muitos...

CRESCE O ABANDONO DE ANIMAIS NO BRASIL

            A pandemia causou muitos efeitos colaterais no Brasil, recessão, luto, desemprego e graves problemas sociais, mas um deles, que quase nunca é citado por nenhum meio de comunicação foi o aumento do abandono de animais.

            Eu até recordei outro dia quando estive em um pequeno mercadinho no bairro perto de onde moro e lá estava um cachorrinho abandonado na porta do mercado, dócil, inocente, pedindo água, quem sabe um pouco de comida. O segurança o pegou e o deixou do outro lado da rua, para que não atrapalhasse o movimento do lugar. 

            Isso despedaçou meu coração, e não foi a primeira vez que ocorreu. Eu tenho dois cachorros idosos que não conseguiriam viver com um terceiro. Hoje não existe lares provisórios nem entidades ativas que acolham estes animais. Aquele cachorro com o olhar pedindo ajuda é o mesmo de dezenas de milhares de cachorros abandonados ao redor do Brasil, apenas um número em um pais sem políticas de bem-estar animal, sem punição eficiente contra os maus tratos, sem um programa de castração. Somos um país que a pobreza e ignorância estão na frente, vitoriosos. 

            Uma vez ouvi uma pessoa comentar durante um vento para arrecadação de ração para cachorros de rua em São Paulo “Como podemos lidar com o problema do abandono e maus tratos animal se mal conseguimos lidar com o os nossos problemas?

            Um grande amigo, uma vez me comentou uma coisa que por tempos anulou aquele primeiro comentário infeliz, ele disse “ninguém é tão pobre ou miserável como aquele que não tem nada para compartilhar ou doar”.

            Estamos pertos de uma eleição presidencial, mais uma, entre muitas que ainda ocorrerão. Eu penso que se nos últimos 50 anos, se o dinheiro desviado através da corrupção e má gestão fossem direcionados para as políticas sociais, e políticas de proteção ao animal hoje o nosso país seria diferente, um lugar muito melhor para se viver, isso eu tenho a absoluta certeza.

            Mas hoje o que temos é o resultado do passo, então vamos falar sobre o futuro. Então aqui, neste breve texto, gostaria de colocar mais indagações do que respostas. Pois ainda estamos em uma pandemia que destruiu nossa economia, gerou milhares de desempregados, aumentou a miséria. E mesmo assim somos o país com um dos maiores consumos de carne do mundo, consumo exagerado, que a longo prazo pode afetar a saúde, contribuí com o aumento do buraco na camada de ozônio, além de provocar uma banalização da morte através dos matadouros, que hoje utilizam o termo “abate humanitário”. Também somos o país que mais destruímos nossas próprias florestas, traficamos animais, entre outras coisas. Se formos um pouco mais no passado, mas não muito, podemos também citar o genocídio da população indígena duramente a colonização do país, ou a menos de 100 anos a escravidão pela cor da pele.

            Acho que nossos pecados estão ultrapassando o volume de nossas boas ações, a terra sente isso, e a humanidade, mas cedo do que imagina, também pagará seu preço por isso.

            Muitos tentam usar a fé para mascarar a nossa falta de auto responsabilidade, é muita mais fácil culpar o divino. É a hora da gente reavaliar qual será o nosso papel neste mundo, pois ele ainda é o único que temos.

 

            Wendell Stein é escritor, cineasta, jornalista e colunista do Brazilian Times. E-mail wendellstein@me.com

 


DENTISTA JOHN PALLOTTA- Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.

ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes.  Estamos localizados  no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

VITÓRIA MEAT MARKET- Loucura nas promoções da Vitória Market. Venha e confira você mesmo. Açougue, pães de queijo, pães de sal, frutas, verduras, biscoitos e muito mais. Estamos em promoção!  Temos 5 localizações para melhro lhe atender: Everett, Revere, Peabody, Allston e Lynn. Ligue: (617) 381-4593.

BRZ Insurance- A corretora de seguros #1 dos Brasileiros na Nova Inglaterra. Aceitamos carteira do Brasil e de outros estados. Trabalhamos com todos os seguros: Seguro de casa, Carro, Moto, Barco, e Jet Ski, Caminhões, General Liability e Workers Compensation. Entre em contato conosco via Whatsapp ou visite a localidade mais próximo de você em Malden ou Famingham: www.brzinsurance.com ou  Whatsapp: (508) 603-6777 ou  Phone: (508) 603-6777 ou  Email: info@brzinsurance.com

 

Fonte: Wendell Stein

Top News