Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 18/11/2021 as 12:00pm

Estudante carioca se classifica para maior feira científica internacional do mundo realizada na Geórgia

Um estudante carioca de 18 anos foi selecionado para participar da maior feira científica...

Estudante carioca se classifica para maior feira científica internacional do mundo realizada na Geórgia Vinícius Moraes é morador de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio

Um estudante carioca de 18 anos foi selecionado para participar da maior feira científica internacional do mundo, a Feira Internacional de Ciências e Engenharia (ISEF). O evento será realizado em Atlanta, Geórgia, em maio de 2022. Este ano, a feira contou com 1,5 mil projetos de 89 países.

Vinícius Moraes é morador de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, e está no 3° ano do ensino médio no colégio Matriz Educação, integrante do Grupo Raiz Educação.

O projeto desenvolvido pelo aluno foi um dos 9 selecionados, entre 420 concorrentes, na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), a maior feira científica da América Latina. Os classificados são escolhidos para representar o Brasil na ISEF.

Os 420 projetos já haviam sido selecionados em um total de 4.327 trabalhos de estudantes de diferentes lugares da América Latina. “É um sentimento totalmente único, muitas vezes difícil de ser colocado em palavras. É um sonho pelo qual luto já faz 2 anos e 4 meses. Foram inúmeras noites que passei no laboratório, longe de casa e durante a pandemia. Representar a minha escola, o meu estado e o Brasil é uma emoção indescritível”, diz o estudante.

A delegação brasileira tem apenas 18 vagas na ISEF e, até o momento, Vinícius é o único representante do Estado do Rio. Os outros nove projetos brasileiros serão selecionados em feira que será realizada em março de 2022.

O jovem conta que o interesse pela ciência começou na feira da escola e por influência do professor Michael Douglas, responsável pelos projetos científicos no colégio.

"Desde bem pequeno sempre fui bastante curioso e criativo, mas ao entrar no Matriz, com o apoio e incentivo do meu orientador, sem dúvidas, pude fazer algo que nunca havia testado antes: transformar a minha criatividade em inovação, o que mudou totalmente a minha essência na vida", afirmou o estudante.

O projeto que vai levar Vinícius para os Estados Unidos no ano que vem é uma alternativa sustentável para diminuir o uso de pilhas e baterias descartáveis: o "Seebeck-watch".

O garoto desenvolveu um sistema com filmes finos termoelétricos que aproveita a diferença de temperatura entre o pulso humano e o meio externo, gerando tensão elétrica para alimentar o relógio.

O estudante conta ainda que precisou contrariar a vontade dos pais para não seguir a carreira militar: "a minha família sempre pensou em estabilidade e por isso queriam que eu entrasse para o Exército".

"Eu insisti com eles e quando finalmente me colocaram no Matriz, em 2019, percebi que precisava me reencontrar, precisava de um tempo para mim. Hoje eu entendo que precisamos viver o nosso sonho. Viver a vida que é do outro, para mim, não faz muito sentido", disse Vinícius.

"A Ciência me trouxe felicidade. Foi nela que eu vi sentido e percebi que essa é a forma que eu quero viver a minha vida", completou. (Fonte: G1)


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados  no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Seguros- Barato, completo e confiável. Não cobramos entrada para começar o seguro. Cotações grátis e sem compromisso: -Automóvel-Comercial-Aluguel-Residêncial. Gabrielli Lopes, Agente Licenciada: (781) 608-8547- Whats App - (978) 212-9641- Office. Email: insurance@glopes.org

Top News