Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 7/01/2022 as 5:00pm

Entrevista com Marcelo Cardoso Gama, curador do Centro Cultural Brasil-Áustria

A exposição mostrou, através de fotografias, Instalações, desenhos, textos e vídeos, o choque cultural, a barreira do idioma e algumas moradias de brasileiros no fim dos anos 80 e início dos anos 90.

Entrevista com Marcelo Cardoso Gama, curador do Centro Cultural Brasil-Áustria O repórter Fábio com o curador Marcelo Gama

Por Fabio HC

O Centro Cultural Brasil-Áustria foi criado em 2017, por iniciativa do Embaixador Neiva Tavares, que reformou o porão da residência oficial da Embaixada do Brasil em Viena, transformando-o em um espaço para atividades culturais, dedicado à projeção da cultura brasileira, à interação com a cultura local e à integração da comunidade. Desde o seu início, a galeria vem exibindo com regularidade trabalhos de artistas brasileiros, e também de artistas estrangeiros com foque na nossa cultura.

Fechado para novas reformas em 2019, o Centro Cultural reabriu em 2020 com nova equipe, sob a batuta do Embaixador atual J. Antônio Marcondes de Carvalho, e o chefe do  Setor Cultural Jonas Paloshi, assumindo o projeto e reestruturando a organização e a gestão do CCBr-At e assim colocaram a galeria para funcionar com força total.

Exposição mostrou trabalho de artistas brasileiros

Uma das preocupações sempre foi queo espaço não ficasse aberto somente para as pessoas entrarem, verem obras e irem embora. A idéia é que a galeria ofereça uma abertura grande para o público local e para brasileiros que residem na Áustria e possa funcionar como um ponto de interação destas comunidades.

Várias exposições já foram realizadas, uma em 2017, 4 em 2018, e em 2020, demos início ao novo conceito do CCBr-At, a exposição “Com.memória.ação - caras, casas e caso de brasileiros em Viena”, homenagem à comunidade brasileira.

A exposição mostrou, através de fotografias, Instalações, desenhos, textos e videos, o choque cultural, a barreira do idioma e algumas moradias de brasileiros no fim dos anos 80 e início dos anos 90.

O embaixado J. Antônio Marcondes discursa durante o evento

Uma curiosidade desta exposição foi expor a sensação que os apartamentos vienenses desta época causavam nos  brasileiros recém-chegados. Pense que, nos anos 90 ainda existiam apartamentos com chuveiro e banheiro comunitários, no corredor, e coisas como pias na cozinha que serviam para lavar roupas, louças e escovar os dentes, linha telefônica compartilhada por vários apartamentos, enfim, era tudo “algo do outro mundo”.

Apesar da Pandemia, neste ano de 2021, o Centro Cultural realizou 3 exposições e 4 concertos alternando música clássica e popular. Os organizadores destacam que isso é feito em estilo de “Sarau”, concertos caseiros seguidos por uma recepção (impecável), onde se serve  a tradicional caipirinha e salgadinhos brasileiros.

A primeira exposição de 2021 foi “Tomaz Farkas, “O Ritmo da Luz”. Thomaz Farkas,  húngaro/judeu, que imigrou para o Brasil com sua família, ainda criança, e se envolveu desde cedo com fotografia, com o passar dos anos seu pai fundou da firma Fotoptica. Depois de adulto, Farkas, já fotógrafo renomado (além de professor e empresário), criou o incrível sistema de revelação de filmes fotográficos em uma hora, através de minilaboratórios.

Público aprovou exposição

Seu trabalho fotográfico em preto e branco sobre a construção de Brasília fez parte desta exposição do centro cultural, em cooperação entre o Capa Center, de Budapeste (Robert Capa Contemporary Photography Center) e a Embaixada do Brasil na Hungria.

A segunda exposição, “Diários Urbanos: Alberto Ferreira e o Fotojornalismo Brasileiro”, de julho a outubro, contou com a co-curadoria de Carlos da Fonseca, diplomata, fotógrafo e profundo conhecedor da história e da obra de Alberto Ferreira.

E para fechar esse ano com chave de ouro tivemos nossa última exposição o qual título, é “A Xilogravura Brasileira no Séc. XX: entre Ilustração e Arte Moderna” - com gravuras do acervo do Museu Casa da Xilogravura, de Campos do Jordão - SP, conta com uma promissora parceria com a Universidade de Artes Aplicadas de Viena ( Die Angewandte) e a co-curadoria de Antonio F. Costella. 

A abertura da exposição teve um toque finíssimo, pois foi seguido pelo Sarau do mês de dezembro com a soprano brasileira, Gabriela Pace, que vive na Dinamarca, e o pianista Vagn Sorensen, em um concerto maravilhoso.

Mas não paramos por aí. Ainda em 2021 o Centro Cultural fechou uma parceria com o Instituto Cervantes e a Associação Cultural Interkulturelles Chamäleon  para oferecer, em 2022, curso de Português como língua estrangeira!

Quadros contam a história dos brasileiros

Sobre a organização de cada evento

Os organizadores contam com a estrutura da Embaixada, mas a equipe de trabalho é pequena, formada por quatro pessoas (o curador, o chefe do Setor Cultural e sua assistente e, para asssuntos técnicos, o artista Gustavo Mendez Liska).  Até o final de outubro, o Secretário Jonas Poloshi foi chefe do Setor Cultural, mas com sua saída de Viena, Tomás Seferin assumiu o setor com “todo o gás” e cheio de ótimas idéias, sendo assessorado pela Rita Scodeler.

Como isso tudo funciona?

Tudo só acontece graças à visão e ao super empenho do Senhor Embaixador e seu time em conquistar patrocinadores para o Centro Cultural Brasil-Áustria, trazendo a bordo as empresas brasileiras,  tais como; Suzano e BRF (Brazilan Food), e o grupo empresarial austríaco, Pema – sem os quais os projetos realizados não teriam saído do papel.

Centro Cultural Brasil-Áustria – Embaixada do Brasil em Viena, Austria

www.ccbr.at

direktion@ccbr.at

 instagram: @centroculturalbr.at



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

Top News