Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 1/07/2022 as 10:00pm

Conheça a brasileira que se formou na Boston College e discursou em cerimônia de formatura com o Ministro da Grécia

Lidia Carvalho tinha 14 anos quando saiu de casa pela primeira vez para prosseguir os estudos....

Conheça a brasileira que se formou na Boston College e discursou em cerimônia de formatura com o Ministro da Grécia Brasileira discursa na cerimônia de formatura

Lidia Carvalho tinha 14 anos quando saiu de casa pela primeira vez para prosseguir os estudos. Em sua pequena cidade natal no Brasil, a escola local só atendia alunos até a nona série, então ela se mudou – sozinha – para outra cidade para cursar o ensino médio. Aos 25 anos, ela novamente partiu, por conta própria, desta vez se mudando para os Estados Unidos para estudar inglês. Ela planejava ficar por seis meses, mas em vez disso, sete anos depois, Carvalho se viu sentada na primeira fila da cerimônia de formatura do 146º aniversário do Boston College em maio passado, quando o Primeiro-Ministro da Grécia fez o discurso principal.

Quando seu nome foi chamado, ela subiu ao palco para receber o diploma do Woods College of Advancing Studies em nome de sua turma, do presidente da Universidade, William P. Leahy, S.J., uma honra reservada ao vencedor do Woods College Commencement Award. “Eu me senti como se estivesse em um filme ou algo assim”, lembrou. “Como se não fosse realmente eu sentada lá com todas essas pessoas incríveis. Foi uma loucura”, acrescentou.

Coincidentemente, o primeiro encontro de Carvalho com a vida universitária nos Estados Unidos aconteceu por meio de um filme. Quando sua professora de inglês no Brasil mostrou à turma a comédia Legalmente Loira, em que a personagem de Reese Witherspoon frequenta a Harvard Law School, Carvalho ficou tão encantada que assistiu várias vezes ao filme.

Pouco depois de chegar a Boston, em 2015, Carvalho percebeu que a faculdade comunitária seria apenas um pouco mais cara do que as aulas de ESL, então ela se matriculou no Bunker Hill, trabalhando remotamente gerenciando contas de mídia social e escrevendo, de sua casa, cópias para empresas para pagar as mensalidades. O malabarismo, equilibrando estudos e trabalho, não era novidade para ela – como estudante universitária no Brasil, trabalhou em vários empregos para se sustentar, levando 10 anos para se formar em economia.

“Foi um caminho muito difícil”, lembrou ela. “Tivemos muitos problemas familiares e pessoais. Em um ponto eu tive que largar a escola completamente e trabalhar em tempo integral”, destacou.

Quando seu orientador de Bunker Hill sugeriu que ela se transferisse para uma faculdade de quatro anos, a brasileira assumiu que o custo estaria fora de alcance, mas participou de uma feira de transferências e parou no estande do Woods College “para ver o que estava perdendo”. Ela logo percebeu que, com mais algumas horas de trabalho remoto por semana, um diploma do Boston College era, de fato, alcançável.

Ela se inscreveu e, quando aceita, se matriculou imediatamente no semestre de outono de 2020.

Quando pisou no campus da BC pela primeira vez, foi como se o conjunto colegial de Legalmente Loira tivesse ganhado vida. “Eu fico arrepiada só de pensar nisso”, disse ela. “Andar por aqueles corredores, a arquitetura gótica – parecia um sonho de uma vida inteira se tornando realidade”, celebrou.

Em seus dois anos na Woods, a brasileira experimentou uma transformação tanto acadêmica quanto pessoal. Ela se destacou em seus estudos, fazendo cursos de filosofia, ética e história, e obteve um diploma de bacharel em sistemas corporativos e um certificado em finanças. Através dos cursos Examined Life da escola, ela também reconheceu um desejo crescente dentro de si mesma de servir aos outros, tanto em sua carreira quanto em suas ações cotidianas. Durante esse mesmo período, ela continuou trabalhando, ficou noiva e deu à luz um filho, Noah.

Como oradora de graduação para a cerimônia de formatura do Woods College, Carvalho concentrou-se em outra parte importante de sua experiência - seus colegas de classe. Ela agradeceu aos veteranos de sua classe por ajudá-la com comunicações orais, aos pequenos empresários por ensinar seu pensamento crítico, aos alunos mais velhos por demonstrarem habilidades organizacionais e aos estudantes universitários tradicionais por ensiná-la a conciliar melhor trabalho, família, e escola.

“Quando olho para nós, alunos de Woods, e para a jornada que nos trouxe até aqui, posso dizer com convicção que o lema 'Sempre para o Excel' se encaixa perfeitamente em nós”, disse ela. “Encontraremos o tempo, encontraremos o lugar, faremos o que for preciso e nos sobressairemos”, acrescentou.

Para seu próximo passo, Carvalho espera se matricular no Woods College M.S. no programa de Liderança e Administração. Algum dia, ela planeja fazer um doutorado e voltar ao Brasil para ensinar aos outros as lições que aprendeu.

Seu eu mais jovem ficaria orgulhoso, mas não surpreso, de ver o quão longe ela chegou. “Sou uma pessoa comum e é possível que pessoas comuns consigam grandes coisas”, disse ela. “A cada desafio, eu ficava me lembrando que não sou o primeiro e não serei o último. Alguém fez isso antes de mim e eles foram bem-sucedidos, então por que não eu?”, finalizou.

(com informações de Alix Hackett | Comunicação Universitária da BC)

Quando a reitora do Woods College, Karen Muncaster, convidou a brasieira para falar na formatura, ela ficou surpresa

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluíndo livros.

Top News