Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 17/07/2022 as 9:00am

Brasil conquista duas medalhas de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática

Olavo Paschoal Longo e Marcelo Machado Lage são alunos do Colégio Etapa, em São Paulo; IMO 2022 foi realizada em Oslo, na Noruega

Da redação

O Brasil conquistou duas medalhas de ouro na 63ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), considerada a maior, mais antiga e mais prestigiada competição do mundo para estudantes do Ensino Médio. A IMO 2022 começou dia 6 de julho, em Oslo, capital da Noruega, e a cerimônia de encerramento ocorreu nesta sexta-feira (15). É a primeira edição presencial da IMO após dois anos de competições virtuais, devido à pandemia da Covid-19.

A delegação do Brasil levou para a competição seis participantes, que receberam as seguintes premiações: Olavo Paschoal Longo e Marcelo Machado Lage - medalhas de ouro (Colégio Etapa); Rodrigo Salgado Domingos Porto - medalha de prata (Eleva Educação); Eduardo Henrique Rodrigues do Nascimento - medalha de bronze (Colégio Arena); Gabriel Torkomian - medalha de bronze (Colégio Cecília Meireles); João Pedro Ramos Viana Costa - menção honrosa (Colégio Ari de Sá).

As provas foram divididas em dois dias, com 3 problemas diários para serem resolvidos em 4 horas e 30 minutos. No site da IMO, é possível conferir as questões que os participantes resolveram durante a competição.

A olimpíada contou com a participação de 589 estudantes, de 104 países. Neste ano, a equipe brasileira encerrou a competição em 19º lugar no ranking geral, à frente de países como França, Espanha e Áustria.

Desde a primeira participação do Colégio Etapa na IMO, em 1994, os alunos do Colégio já conquistaram, ao todo, sete medalhas de ouro, mais da metade de todos os ouros que o Brasil recebeu na competição desde a primeira participação do país na olimpíada, em 1979.

Se o Colégio Etapa fosse um país, estaria à frente de nações consideradas potências educacionais pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como a Dinamarca, a Noruega e a Nova Zelândia. Além das medalhas de ouro, os alunos do Colégio Etapa já conquistaram 22 medalhas de prata, 21 de bronze e 13 menções honrosas na IMO.

 

Histórico dos medalhistas de ouro na IMO 2022

Olavo Paschoal Longo tem 18 anos e é natural de São Paulo (SP). Ele iniciou os estudos no Colégio Etapa em 2016, e, desde então, conquistou as seguintes premiações: prata (2021) na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO); ouro (2021) e prata (2020) na Olimpíada Ibero-Americana de Matemática (OIM); ouro perfeito (2019) e prata (2020) na Olimpíada de Matemática do Cone Sul; três ouros (2019, 2020 e 2021) na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM); além de ouro (2020) e prata (2019) na Olimpíada Paulista de Matemática (OPM).

"Esse resultado marca o fim de uma jornada de muita dedicação e alegria dentro da Olimpíada de Matemática. Fico feliz de poder encerrá-la da melhor maneira possível. A medalha de ouro é fruto do trabalho de muitas pessoas que me ensinaram ao longo do caminho, em especial o professor Régis Prado Barbosa, que me apresentou o mundo da Matemática. Acredito que a minha experiência em olimpíada poderá ser um diferencial na minha carreira", afirma Longo.

Marcelo Machado Lage tem 18 anos e é natural de Belo Horizonte (MG). Ele se mudou para São Paulo em 2019 para cursar o Ensino Médio no Colégio Etapa. O jovem conquistou os seguintes resultados em competições científicas: ouro (2021) na Olimpíada Ibero-Americana de Matemática (OIM); prata (2021) no Romanian Master of Mathematics e na Olimpíada de Matemática do Cone Sul (2019); bronze (2020) na Olimpíada de Matemática do Pacífico Asiático (APMO); ouro (2021), prata (2022) e bronze (2019) na Olimpíada Brasileira de Matemática; e prata (2021) na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO).

"Esse resultado foi fruto de uma trajetória de muito esforço e dedicação à Matemática. Foi muito importante ter participado de outras olimpíadas internacionais e contado com a estrutura do Colégio Etapa. Tenho certeza que a conquista na IMO irá enriquecer meu currículo e a minha preparação olímpica me ajudará a resolver problemas nos meios acadêmico e profissional", contou Lage.

 

Sobre a Olimpíada Internacional de Matemática

Criada em 1959, na Romênia, a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) é a maior, mais antiga e mais prestigiada competição estudantil voltada aos estudantes do Ensino Médio. Com exceção das edições de 1980, 2020 e 2021, a IMO ocorre presencialmente todos os anos – sempre em um país diferente – com o intuito de promover a troca de conhecimentos acadêmicos e culturais entre as nações participantes.

Cada país pode enviar uma delegação de até seis estudantes, além do líder de equipe, um vice-líder e observadores, se desejado. Durante a competição, os jovens também participam de um programa de integração, turismo e conhecimento sobre Matemática promovido pelo comitê organizador de cada edição.

 

Sobre o Colégio Etapa

Fundado em 1982, o Colégio Etapa possui um sistema de ensino forte e respeitado, para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Atualmente conta com unidades na Vila Mariana e na Vila Mascote, em São Paulo, e também em Valinhos, no interior do Estado, que incluem turmas de educação internacional. Saiba mais em www.colegioetapa.com.br

Top News