Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 25/07/2022 as 12:00pm

“Quero viver”, diz brasileiro que iniciou tratamento revolucionário contra o câncer em Ohio

O cineasta e produtor audiovisual brasileiro Sebastião Dias Braga Neto, de 37 anos, será o...

“Quero viver”, diz brasileiro que iniciou tratamento revolucionário contra o câncer em Ohio Sebastião está confiante no tratamento

O cineasta e produtor audiovisual brasileiro Sebastião Dias Braga Neto, de 37 anos, será o primeiro paciente no mundo a receber o tratamento CAR-T Cell Triplo contra o câncer. O método, cujos testes estão sendo iniciados nos Estados Unidos, é uma evolução das terapias apontadas como uma revolução no combate à doença por usarem células do próprio paciente geneticamente modificadas para combater tumores.

Sebastião foi diagnosticado com leucemia, câncer que afeta os glóbulos brancos, no início da pandemia, após investigar dores nas pernas. De acordo com as informações, o caso dele é de leucemia mieloide crônica (LMC), que se caracteriza pela multiplicação anormal de glóbulos brancos devido a uma alteração no DNA das células da medula óssea.

Para tratar o problema, ele iniciou sessões de quimioterapia em Florianópolis (Santa Catarina), mas não funcionou e sete depois ele precisou recorrer a um transplante de medula óssea. Ele conseguiu fazer um transplante, que foi um sucesso. Os novos exames mostraram que o câncer entrou em remissão e o corpo de Tião havia aceitado as células tronco da mãe dele com 100% de compatibilidade. Ele foi liberado do hospital, o cabelo cresceu, ganhou peso e seguiu a vida.

Quase um ano depois do transplante, Tião sentiu o olho inchar, um sintoma claro de retorno da doença. O câncer voltou ainda mais forte, com um tipo chamado de leucemia linfoide aguda (LLA). Os recursos de tratamento se esgotaram. O corpo estava muito fraco para fazer um novo transplante. Mas sem o transplante ele tinha poucos meses de vida.

Após uma breve consulta, o médico ligou para o amigo, Marcos de Lima, chefe do departamento de hematologia e diretor do programa de transplante de medula óssea e terapia celular na universidade estadual de Ohio.

No mesmo dia, o cineasta se inscreveu para participar do estudo e foi chamado. Três meses depois, Tião estava recebendo três bolsas de plaquetas e duas de hemoglobina para poder pegar um avião com destino a Ohio, onde ele seria testado com a nova esperança do câncer.

"É extremamente admirável que o Tião tenha vindo aos Estados Unidos para o estudo. Ele simplesmente pegou a mala e veio. Arriscar um tratamento que nunca ninguém tomou antes, pois sabe que é uma esperança para ele e outras milhares de vidas. Apesar de termos começado agora, estamos dando esperança para essas pessoas", afirma Marcos de Lima.

Tião já retirou os linfócitos de seu corpo e as células já foram geneticamente modificadas. Por ser muito forte e poder causar reações em seu organismo, ele vai receber as novas células em duas etapas. A primeira, ocorrida em 12 de julho, o cineasta recebeu 40% das células fortificadas, porém na madrugada de terça para quarta (20), Tião apresentou febre de 40°C, uma das reações normais que o corpo pode ter depois da infusão, e a segunda dose, com 60% das células modificadas, que seria aplicada no mesmo dia, precisou ser transferida para a próxima semana.

A expectativa é que dentro de um mês, quando fizer um novo exame de medula, a doença já tenha entrado em remissão e desapareça totalmente do sistema de Tião.

"Eu me sinto muito privilegiado. Para quem tinha apenas alguns meses, ganhar essa esperança, essa oportunidade única é quase como viver a vida adoidado. Estou louco para viver novamente. Viajar, trabalhar, abraçar as pessoas, dizer que eu as amo. Quero apenas viver", afirmou.

Os custos deste tratamento são altos. Apenas a produção das células comercialmente, sem contar a internação e os medicamentos, fica em torno de US$ 500 mil e estima-se que o pacote completo possa custar até US$ 1,5 milhão. Como Tião está participando de um estudo clínico, ele não está pagando pelo tratamento. O custo dele ficará apenas com a estadia nos Estados Unidos quando sair do hospital para continuar o processo.



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

BRZ Insurance- A corretora de seguros #1 dos Brasileiros na Nova Inglaterra. Aceitamos carteira do Brasil e de outros estados. Trabalhamos com todos os seguros: Seguro de casa, Carro, Moto, Barco, e Jet Ski, Caminhões, General Liability e Workers Compensation. Entre em contato conosco via Whatsapp ou visite a localidade mais próximo de você em Malden ou Famingham: www.brzinsurance.com ou  Whatsapp: (508) 603-6777 ou  Phone: (508) 603-6777 ou  Email: info@brzinsurance.com

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Top News